Navegando por Autor "MESSETTI, Giuseppina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCreches e pré-Escolas no sistema de educação italiano: considerações sobre a história, as decisões e os recursos financeiros(2022) CORREIA, Maria Aparecida Antero; MESSETTI, GiuseppinaA proposta deste artigo é apresentar o desenvolvimento da política pública para a educação da criança pequena na Itália, com base na história das creches e pré-escolas. Serão utilizados dados de atendimento à demanda e custos, decisões tomadas pelos gestores públicos, legislação e financiamento. Reconhecida em todo o mundo como uma experiência bem-sucedida no campo da Educação Infantil, a Itália alia inovadoras práticas pedagógicas a políticas públicas participativas e democráticas. O conhecimento desse processo histórico é importante para entender a educação italiana, considerando que as propostas pedagógicas, bem como as decisões de investimento em educação, são vinculadas às sociedades e aos contextos em que são desenvolvidas.
- ItemItália e Brasil em isolamento: contexto para silenciamento das crianças pequenas?(2020) GOMES, Lisandra Ogg; CORREIA, Maria Aparecida Antero; MESSETTI, GiuseppinaPara a infância e as crianças, sobretudo as pequenas, o isolamento e seu silenciamento são constantemente prescritos, dada sua condição de minoria social, algo que é ampliado em momentos de crise. Isso ocorreu na crise pandêmica, as crianças da Itália e do Brasil foram isoladas e, tanto aqui como lá, as escolas de educação infantil foram fechadas. A partir de dados documentais e da produção acadêmica, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama deste momento e as diferenças entre os procedimentos adotados nos dois países, considerando o sistema italiano de Early childhood education and care (ECEC) e a educação infantil brasileira.