Navegando por Autor "MENDONÇA, Samuel"
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- ItemAssembleias de classe e a autoética pela perspectiva de Edgar Morin(2022) TORDIN, Denise Cristina; MENDONÇA, SamuelO artigo trata das assembleias de classe em uma escola na perspectiva ética de Edgar Morin. Como as assembleias de classe se constituem em Escolas Municipais de Ensino Fundamental I de Campinas, SP e em que medida podem favorecer a compreensão da ética no espaço escolar? O método de pesquisa qualitativa incluiu os instrumentos entrevista e observação. Como resultados, percebeu-se que atividades introdutórias às assembleias de classe – como leituras, músicas e toque corporal – auxiliam no autoconhecimento, minimizam a hostilidade e despertam o reconhecimento do outro. A contribuição do estudo reside na compreensão da necessidade de reflexão sobre resolução de conflitos no âmbito escolar e do conflito como oportunidade para um amadurecimento nas relações sociais.
- ItemFormação docente em Goiás para escolas de tempo integral no ensino fundamental(2021) FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves; MENDONÇA, Samuel; FERREIRA, Juliana SimiãoEste estudo investigou como um curso de formação continuada pode contribuir para a prática pedagógica de professores dos Centros de Ensino em Período Integral, dos anos finais do ensino fundamental, do Estado de Goiás. Utilizou-se a pesquisa-ação, com o oferecimento de um curso realizado em formato remoto, devido à pandemia. Os instrumentos metodológicos foram: análise do discurso, chat, roda de conversa e atividades escritas. Os resultados indicam que um curso de formação deve considerar o período de oferecimento, com tempo suficiente para solucionar as dificuldades e os desafios encontrados ao longo do curso, assim como a especificidade do público-alvo a que se destina e a aprendizagem coletiva.
- ItemO Pisa como indicador de aprendizagem de Ciências(2020) FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves; MENDONÇA, SamuelO Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é um programa de avaliação comparada da aprendizagem de alunos, criado por países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste artigo foi analisar os resultados do Brasil no conteúdo de Ciências, nos anos de 2006 e de 2015, no Pisa, procurando observar as mudanças ocorridas, em relação a aprendizagem de Ciências e em termos de políticas públicas para essas alterações. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, seguida de análise de documentos oficiais a partir de dados do Pisa e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados indicam que políticas públicas devem ser desenvolvidas para a melhoria do ensino de Ciências, que se encontra em segundo plano, em relação aos conteúdos de Português e Matemática.
- ItemObjeções à igualdade e à democracia: a diferença como base da educação aristocrática(2012) MENDONÇA, SamuelEquality, a constant in mass education and a reason to justify democracy, levels human development on a low standard, weakening society. Aristocratic education, on the other hand, focus on developing the individual’s autonomy; in this case, difference becomes an aim to be achieved by the philosopher. It is not about thinking on difference as opposed to equality, apart from anything else; nevertheless, difference exists precisely within equality. In this article there will be presented Nietzsche’s critique to democracy, as well as his critique to equality. Furthermore, there will be analyzed the meaning of aristocratic education in the context of Prussian hegemony, beside some fundamental aspects of Nietzsche’s philosophy, specially the will to power. With these elements, it is intended to assert that, paradoxically, mass education reveals itself as an important teaser to aristocratic education, in the same way that equality indicates the need for difference as a possibility of fulfillment for the future philosopher, very free, so that it is in difference that aristocratic education is based on.
- ItemPolíticas públicas em educação: ensino de artes e de filosofia em educação inclusiva(2016) MENDONÇA, Samuel; ANDRAUS, Mariana Baruco MachadoThe purpose of this paper is to discuss the public policies for inclusive education considering the teaching of Artsand Philosophy. A literature review was performed on Scielo database using keywords that could help to boost this search, designing a mapping in the teaching of Arts and Philosophy in inclusive education. Results indicate that there are few publications covering the theme, which justify the need for its development. The subjects of Arts and Philosophy, as instigators of the self-overcoming, are fundamental to think about inclusive education.
- ItemQualidades avaliativas e-reinvenção do ENADE: o que Paulo Freire pode nos ensinar sobre isso?(2022) SARMENTO, Carolina Trentini Moraes; MENDONÇA, SamuelO artigo aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), se propondo-analisá-los-partir do entendimento de docentes e gestores de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior (IES) de Campinas, São Paulo. Contempla discussões sobre as qualidades representadas com as avaliações externas e questões acerca da importância do diálogo no processo avaliativo.-pesquisa é qualitativa, com análise documental e questionário aberto. Ficou evidente-possibilidade de reinvenção do ENADE pelas IES, desde que haja diálogo entre todos os envolvidos sobre as finalidades do Exame com o intuito de problematizar ações acadêmicas na busca de uma avaliação formativa, visando-construção de um curso de qualidade pedagógica.
- ItemResenha: Nietzsche, experimento e educação(2019) MENDONÇA, Samuel; ENTUROSO, Amanda TavaresFriedrich Nietzsche (1844-1900) é um autor que tem sido base de pesquisas no Brasil em diferentes campos do conhecimento. No caso da educação, muitas teses e dissertações têm sido publicadas, da mesma forma que diversos dossiês em diferentes periódicos, inclusive este da Universidade Estadual de Campinas, Filosofia & Educação, de modo que já há o reconhecimento da importância do filósofo alemão para o campo educacional.