Navegando por Autor "MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves"
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- ItemA inclusão e a reserva de vagas para a pessoa com deficiência no ensino superior(2022) MENDES, Fátima Aparecida GonçalvesO presente artigo pretende apresentar tratados e legislações relacionadas à pessoa com deficiência no que tange a inclusão e a reserva de vagas. Para abordar essas questões no ensino superior é preciso pensar como vem sendo tratada na educação básica. A partir da luta dos grupos de pessoas com deficiência, o olhar, na construção das leis, foi se voltando para a necessidade de inclusão e atividades direcionadas a esses indivíduos. A discussão sobre o tema da “inclusão” no âmbito da educação básica já ocorre há algum tempo, mas no âmbito do ensino superior é recente. A reserva de vagas está garantida por Lei, mas é necessária a discussão com relação ao acesso, permanência e o prosseguimento de estudos da pessoa com deficiência no ensino superior. Para atender a demanda a palavra-chave é acessibilidade, bem como também pensarmos na barreira atitudinal que é o grande entrave na questão da inclusão.
- ItemEnsino do Braille: estratégias de leitura(2017) MENDES, Fátima Aparecida GonçalvesThis study reports the importance of Braille for people who have lost their sight and how significant reading is in their learning process. Simultaneously, it presents the trajectory of a professional in teaching Braille. The lack of reading habits is common to a large portion of the population, including people with visual impairments. The Reading Project was born from some studies (partial results presented in a symposium) carried out in a rehabilitation center, having started with two apprentices and, later, with the others, who also chose to learn Braille. Based on these studies, investments began to be made in the collection of books in Braille and to use strategies to increase interest in reading. All subjects aged over 12 years who are part of a rehabilitation program for learning Braille between 2009 and 2015 participated in this study. A qualitative study was carried out and observation records were used during the consultations. , reports on the learning and interaction process between the researcher and the subject and joint discussion of the results obtained in the consultations. There was an increase in the number of loans of books in Braille in the collection of the rehabilitation center and improvement in the writing of the apprentices. The reading strategies used were properly applied and were successful. Learning to read and write brought positive changes in these learners' lives. It is important to create public policies for the production of books and materials in Braille.
- ItemNarrativas de professoras de estudantes com deficiência sobre o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia da Covid-19(2022) RODRIGUES, Laís Cordeiro; MENDES, Fátima Aparecida Gonçalves; NOVAES, DanielA pandemia da Covid-19 trouxe consigo um fator de impacto determinante no trabalho do professor: o ensino remoto emergencial. Em decorrência disso, estados e municípios passaram a prescrever tarefas pedagógicas que nem sempre condizem com a realidade dos atores escolares. Uma das dificuldades está no acesso aos meios de comunicação, visto que, no Brasil, uma conexão com a internet de boa qualidade é privilégio de poucos. Com base nesse contexto, questiona-se como as interações remotas afetam a participação dos alunos nas tarefas propostas e de que forma os desafios da prática pedagógica possibilitam perspectivas para o futuro. A partir dos questionamentos levantados, o objetivo é investigar o que narram as professoras a respeito do trabalho pedagógico com alunos com deficiência no contexto da pandemia