Navegando por Autor "MELO, Raimunda Alves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLicenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa(2019) MELO, Raimunda Alves; CARVALHO, Antonia Dalva FrançaO objetivo deste artigo é caracterizar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (PPC/LEdoC/UFPI) e suas interfaces com a prática educativa. Realizou-se pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, procedendo à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem em contextos reais. Utilizou-se análise documental do PPC e observação simples, como procedimentos de produção de dados. Os resultados apontam que existem avanços, desafios e possibilidades para essa formação. Os avanços referem-se ao delineamento, execução e contribuição para uma formação crítica e transformadora, bem como a ampliação do número de matrículas no Ensino Superior. Os desafios principais são as longas distâncias que separam a Universidade e as comunidades rurais em que os educandos residem, dificultando o acompanhamento e a orientação dos estudantes pelos professores e o fato de a maioria dos docentes não conhecerem a organização do trabalho pedagógico por meio da alternância e área do conhecimento, necessitando, portanto, de contínuos processos formativos e autoformativos, que favoreçam a compreensão e execução dessa proposta. No que se refere às possibilidades, a principal é a formação de novos perfis de professores, cuja dimensão política possibilite a construção de uma visão crítica sobre as contradições vividas na realidade e a capacidade de intervenção, a partir da relação teoria e prática.
- ItemLicenciatura em educação do campo: interfaces entre o projeto pedagógico e a prática educativa(2019) MELO, Raimunda Alves; CARVALHO, Antonia Dalva FrançaThe aim of this article is to characterize the Pedagogical Project of the Undergraduate Course in Rural Education (PPC/LEdoC/UFPI) and its interfaces with educational practice. A qualitative and descriptive research was carried out, observing facts and phenomena exactly as they occur in real contexts. Documentary analysis of the PPC and simple observation were used as data production procedures. The results show that there are advances, challenges and possibilities for this training. Advances refer to the design, implementation and contribution to critical and transformative training, as well as the expansion of enrollment in Higher Education. The main challenges are the long distances that separate the University and the rural communities in which students live, making it difficult for teachers to monitor and guide students and the fact that most teachers do not know the organization of pedagogical work through alternation and area of knowledge, requiring, therefore, continuous training and self-training processes that favor the understanding and implementation of this proposal. With regard to the possibilities, the main one is the formation of new profiles of teachers, whose political dimension enables the construction of a critical view of the contradictions experienced in reality and the capacity for intervention, based on the relationship between theory and practice.