Navegando por Autor "MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da importância de periódicos utilizando o índice h dos pesquisadores: estudo de caso de periódicos de gerenciamento de projetos(2021) VIEIRA, Guilherme Araujo; SOUZA, Luciano Azevedo de; LUCAS, Felipe Fortuna; MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares deA utilização de um método único e básico para avaliar as revistas científicas é considerada inadequada devido à complexidade inerente a uma tal avaliação. O índice h, que é frequentemente utilizado para avaliar pesquisadores, parece ser insuficiente para esta avaliação de periódicos. Neste artigo foi feita uma avaliação conceitual do índice h e, a partir desta revisão, propõe-se um método de avaliação por meio da utilização indireta do índice h de autores que publicaram em determinado periódico. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises estatísticas em três periódicos na área da gestão de projetos com os maiores índices de citações entre as bases científicas Web of Science e Scopus. Depois da análise dos dados, constata-se que existe uma correspondência entre as avaliações dos autores e as dos periódicos. Tal conclusão foi alcançada após observar que autores com maior índice h publicam em revistas com melhores avaliações. Além disso, foram registradas sugestões de trabalhos futuros.
- ItemUma análise da qualidade e da produtividade de programas de pós-gradação em Engenharia(2003) MELLO, João Carlos Correia Baptista Soares de; GOMES, Eliane Gonçalves; MEZA, Lidia Ângulo; MELLO, Maria Helena Campos Soares dePostgraduate courses are periodically evaluated by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) according to criteria that are not always clear. These criteria seek to measure, among others, academic productivity (including quality and quantity of scientific production), the dedication of the faculty, the time to complete the course, etc. Quantification of academic excellence is generally not performed; is done qualitatively. This article aims to evaluate the performance of engineering graduate programs in their capacity to transform master's and doctoral theses into public scientific production, and the production of each graduate program in relation to the resources available to them. For both cases, Data Envelopment Analysis (DEA) models are used. The 12 postgraduate programs in Engineering at COPPE (UFRJ) are used as evaluation units.