Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MATIAS, Maria Valdinete de Pontes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual
    (2021) MATIAS, Maria Valdinete de Pontes; BUENO, João Batista Gonçalves
    Este estudo tem como característica principal apresentar uma experiência didático-pedagógico em ambiente virtual de aprendizagem no curso: “Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD”, oferecido pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES) através da Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual Paulista (PROEX/Unesp). Partimos das concepções elaboradas por Paulo Freire como percussor da educação brasileira, desenvolvendo práticas de diálogo como para interação nas mais variadas formas de comunicação. Neste sentido, refletimos sobre o trabalho desenvolvido em plataformas digitais considerando os atos de construções de relações virtuais entre os professores que valorizam o reconhecimento dos saberes um dos outros. As ações foramrealizadas entre os meses de dezembro a maio de 2019, quando na oportunidade foi realizado atividades na função de Tutora Virtual. Assim, pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido neste curso, deixando explícito sua relevância para o uso das tecnologias digitais. Considerando, também a importância do papel do professor/tutor/formador, como estimulador de práticas de diálogo que valorizam a produção de conhecimentos educacionais. Vale salientar que a contribuição de Paulo Freire teve relevância neste trabalho por constituir indicadores significativos mediados pelo diálogo e a interação em Educação à Distância. Isto se deu pelo desenvolvimento do processo da mediação pedagógica no campo da educação atual, modelo que promoveu a comunicação assíncrona e contribuiu para estabelecer relações entre os sujeitos participantes desse modelo de ensino em contexto virtual.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão