Navegando por Autor "MASSI, Luciana"
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- ItemA pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil(2017) MASSI, Luciana; MUZZETI, Luci Regina; SUFICIER, Darbi MassonO presente trabalho apresenta um balanço com as principais pesquisas realizadas no âmbito da Sociologia da Educação no Brasil com a temática das trajetórias escolares. As pesquisas com a temática das trajetórias escolares estão diretamente relacionadas ao referencial teórico desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.
- ItemÁrea de ensino: reflexões a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu(2022) OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; MASSI, LucianaAs contribuições teóricas de Pierre Bourdieu permitem estudos sobre os mais diferentes espaços sociais, e, dentre eles, o espaço acadêmico. A partir da teoria bourdieusiana dos campos, nosso objetivo foi investigar se a área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pode ser considerada um campo científico relativamente autônomo. Para tanto, buscamos discutir duas questões de pesquisa: 1) qual é a distribuição do capital científico na área de ensino|| e 2) quais as implicações dessa distribuição sobre sua constituição como um campo científico. A partir do cruzamento de dados sobre os docentes dos programas da área de ensino com a avaliação dos programas pela Capes, nossa análise revelou que esta área não se constitui enquanto campo científico. Diferentemente do que acontece em campos bem estabelecidos, a maioria dos orientadores da área de ensino provém de muitas áreas científicas diferentes e não reconhece a produção intelectual específica dessa área enquanto capital científico. Supondo que as disputas existentes entre docentes com menos e mais capital científico possam gerar novas conformações da área, uma possível configuração seria a estabilização do subgrupo de docentes de maior capital científico e sua constituição enquanto campo científico, na medida em que seus agentes se tornem cada vez mais conscientes de que sua estrutura cognitiva e seus ideais de educação e de pesquisa são diferentes do que se pretendeu homogeneizar com a criação da área de ensino da Capes. Acreditamos que nossos resultados podem ser uma referência para a reflexão crítica sobre a configuração da área de ensino, ainda a ser realizada por seus agentes.
- ItemFormação e atuação do tutor como orientador de pesquisa na educação on-line(2018) GIORDAN, Marcelo; MASSI, LucianaIn this article, we outline and discuss the training and practices of tutors who worked as supervisors on term papers in a specialization course on science education offered by the Sao Paulo Network of Teacher Education at Sao Paulo University. Based on the activity systems model we analysethe supervision practices together with tutor’s answers to a questionnaire and identify main aspects to this analysis: 1) the supervision’s autonomy, 2) the rules of the activity systems and 3) the community. According to this theoretical perspective, many elements point to the effective creation of a community of practice, which had a fundamental role in supervisor’s education, and to the restructuring of basal supervising activities, such as writing and communication, in a context of online educational.
- ItemPor uma unificação das tipologias de saberes docentes: em busca de consensos na formação de professores de ciências(2020) AGOSTINI, Gabriela; MASSI, LucianaThe teacher knowledge theme is plural, complex and increasingly frequent in research on teacher education. A multiplicity of typologies, categories and classifications arise from wealthof informationand researches on this subject. However, there are a lack attempts to systematize or seek similarities between different theoretical strands. The aim of this paper is argued about similarity between the theories of teacher knowledge and present, theoretically and empirically, a proposal of categorization. On the bases of Tardif, Gauthier, and Shulman we defend that: i) the terms are used as synonyms; ii) the definitions for the terms are similar, because they have rules of equivalence and iii) the typologies between the authors are different, but not excluding. We propose a unification of some categories, such as: content knowledge, pedagogical knowledge and curricular knowledge. For exemplification of the categorization proposal, we reported here an analysis with three chemistry teachers, based on individual interviews and investigation of their professional knowledge. The unification of typologies has the potential to highlight the relationships between the categories of teaching knowledge, operationalize the analysis process, highlight the formative elements of teaching and point out the urgency of deeper and less descriptive investigations of teachers' knowledge.
- ItemTrabalho como fundamento ontológico de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética para a educação em química(2023) BERNARDO, Fernanda Aparecida; ESTEVAN, Leandro Roberto Quintino; MASSI, Luciana; TEIXEIRA, Lucas André.Partindo da constatação das limitações existentes das orientações curriculares sobre as relações entre o trabalho e o desenvolvimento humano, neste artigo objetivamos aprofundar a compreensão do trabalho como fundamento ontológico em articulação com as dimensões filosófico-científicas, psicológicas e pedagógicas na formação de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética. Isso foi feito por meio da identificação e caracterização da categoria trabalho em dez trabalhos de pesquisa em Educação Química e duas entrevistas realizadas com pesquisadores da área. Esse conjunto de dados foi analisado em três categorias: 1. Trabalho como categoria marxiana; 2. Categoria trabalho e educação; 3. Categoria trabalho e educação em química. Nelas buscamos identificar elementos nos trabalhos que apontassem para as dimensões filosófico-científicas, psicológicas e pedagógicas na formação de uma concepção de mundo, considerando o trabalho como categoria fundante e como fundamento ontológico do ser social. Assim, buscamos identificar a relação entre o aspecto objetivo do conhecimento em articulação com o aspecto subjetivo do estudante na tomada de posição em relação à prática social no ensino de química. Ao longo de nossa análise ressaltamos como a Educação Química histórico-crítica pode contribuir para uma concepção de mundo materialista histórico-dialética considerando uma formação ontológica pelo trabalho, que problematiza a ciência e o cientista, considerando o caráter subjetivo e alienado deste trabalho; cujos conceitos e instrumentos psíquicos e conceituais contribuem para o pensamento abstrativo indicando o papel do conhecimento para a sociedade visando sua transformação.