Navegando por Autor "MASCHIO, Elaine Cátia Falcade"
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- ItemA subvenção escolar no paraná e a nacionalização do ensino nas áreas de imigração (1899-1938)(2021) RENK, Valquíria Elita; MASCHIO, Elaine Cátia FalcadeAnalisa-se a importância da subvenção escolar estadual e federal na organização da escola pública primária e nacionalização do ensino no Paraná. Os anos de 1899 a 1938 representam o período de discussões sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua Portuguesa nas escolas subvencionadas e particulares, em função das possíveis ameaçadas provocadas pela organização escolar étnica, até a nacionalização compulsória do ensino. Havia uma disputa do espaço escolar entre o governo estadual com as comunidades étnicas e a atuação do governo federal. O método histórico orienta a análise teórico metodológica, cujas fontes são os documentos oficiais como: legislação educacional, relatórios de governo, ofícios, requerimentos, jornais de circulação regional. A História Cultural lança luz sobre o corpus documental. As fontes revelam que os recursos da subvenção escolar deveriam ser direcionados às escolas elementares, mas, também foram destinados às escolas étnicas, espaços privilegiados para a formação da infância brasileira ideal. Contudo, a organização dessas escolas ocorreu de forma negociada entre autoridades de ensino e comunidade étnica para nacionalizar a infância, mas, também dentro das possibilidades manter a identidade étnica.
- ItemEducação, mutualismo e nacionalização: aspectos de uma escola étnica italiana no Paraná (1905-1918)(2007) MASCHIO, Elaine Cátia FalcadeNo presente trabalho analisa-se a constituição da escola étnica na Società Italiana di Mutuo Soccorso Christoforo Colombo viabilizada por imigrantes italianos que se estabeleceram na então colônia Alfredo Chaves, no Paraná, no final do século XIX. Procura-se compreender o processo de implantação, abertura, funcionamento e fechamento dessa escola étnica italiana, processo este que ocorreu não em detrimento à escola pública, mas paralelo a ela. Busca-se identificar os sujeitos que fizeram parte daquele processo de escolarização étnico e reconhecer os impactos do nacionalismo na busca da desconstrução das funções daquela escola, bem como as estratégias utilizadas pelo grupo para a manutenção da identidade étnica. O recorte temporal abrange o ano de 1905, período em que ocorreu a instalação da Società Italiana di Mutuo Soccorso Christoforo Colombo, até o ano de 1918 quando essa instituição, em virtude das iniciativas de repressão nacionalista, modifica o seu registro e seus estatutos, declarando ser uma sociedade italiana católica. A substituição aparente da função e a mudança de nomenclatura e dos estatutos da Società Italiana para Sociedade Catholica Italiana de Mútuo Soccorso Christoforo Colombo, resultantes do movimento nacionalista da época, não evitaram a busca pela manutenção da identidade étnica do grupo. Esse movimento caracterizou-se como estratégia de manutenção da unidade étnica, ressignificando a educação por intermédio da religião católica.
- ItemExpediente, ficha catalográfica, apresentação(2021) MASCHIO, Elaine Cátia Falcade; RENK, Valquíria ElitaComo parte da natureza humana, os deslocamentos (i) migratórios internacionais constituem um fenômeno social que implicou, e que continuam ainda a aludir na atualidade, significativas modificações no cenário mundial. Compreendendo a historicidade do fenômeno, cumpre ressaltar que os grupos humanos migram em busca de melhores condições de vida. Por meio das migrações históricas de ultramar, dos intercâmbios inter-regionais ou das migrações internacionais contemporâneas, os sujeitos que imigram levam na bagagem as memórias e as marcas deixadas pelas experiências de seus países de origem. E, por conseguinte,trazem consigo a esperança do recomeçar...
- ItemPráticas, representações e mediação: o uso dos laptops educacionais e as intervenções docentes no processo de aprendizagem da educação básica(2017) MASCHIO, Elaine Cátia Falcade; SOARES, Eliana Maria SacramentoO objetivo deste estudo é analisar o entendimento dos professores sobre o uso de Laptops Educacionais no processo de ensino aprendizagem da Educação Básica e refletir acerca da mediação pedagógica, que pode ser realizada a partir do uso desses recursos, com potencial para levar o aluno a desencadear processos internos de significação.