Navegando por Autor "MARTINS, Lígia Márcia"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dinâmica consciente/inconsciente à luz da psicologia histórico-cultural(2016) MARTINS, Lígia MárciaO estudo das dimensões consciente e inconsciente do psiquismo humano marca as próprias origens da psicologia. Enfoques prevalentes ora sobre uma dimensão ora sobre outra conduziram a interpretações distintas e antagônicas que foram firmando-se nas diversas matrizes do pensamento psicológico.
- ItemA natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação(2018) MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia MárciaO artigo objetiva promover reflexões acerca das teorias pedagógicas em seu caráter histórico e contraditório, analisando as implicações desse processo para a educação contemporânea. Identifica que o projeto neoliberal, tendo em vista a reestruturação produtiva, exige um “novo” tipo de trabalhador: flexível, adaptável, com capacidade empreendedora e competências socioemocionais, etc.
- ItemCurrículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente?(2020) PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia MárciaO presente artigo efetua a caracterização geral e o exame crítico daquilo que impõe a legislação atual para a Educação Infantil, com o objetivo explorar caminhos possíveis para a formulação de propostas curriculares de orientação histórico-crítica diante da vigência da noção de “campos de experiência”.
- ItemRumo à outra didática histórico-crítica: superando imediatismos, logicismos formais e outros reducionismos do método dialético(2019) MARSIGLIA,Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia; LAVOURA, Tiago NicolaEste artigo parte da seguinte problemática: a questão do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica e de seu fundamento pautado na lógica dialética, notadamente do movimento contraditório e de totalidade que vai da síncrese à síntese pela mediação da análise. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento coletivo de avançar rumo à construção e consolidação dos fundamentos didáticos desta teoria pedagógica, busca analisar alguns elementos presentes na proposta didática desenvolvida por Gasparin (2002), sobretudo no que se refere à apropriação do autor quanto ao método dialético e suas consequentes transposições didáticas. A análise procura evidenciar o equívoco presente na referida obra em termos do método dialético e do movimento de superação da síncrese à síntese pela mediação da análise, reduzindo o fundamento do método a uma aligeirada concepção de prática-teoria-prática, bem como, uma didatização do método à procedimento de ensino, o que tem gerado um conjunto de simplificações, esquematismos e formalização inadequada da didática histórico-crítica.