Navegando por Autor "MARTINS, José Endoença"
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- ItemDa estética do tempo mínimo à poética da pandemia máxima: epistemologia do minuto minimalista na rede social(2021) MARTINS, José EndoençaO ensaio discute as relações entre a produção poética e a experiência pandêmica. Estabelece o movimento identitário do narrador poético entre três modalidades de produção poética. Trata-se de triangulação artística que se envidencia entre Poema Minuto, Diet Poesia e Minimalismus Pandemicus. Para a caracterização do deslocamento intervérsico a tríplice produção artística, vale-se dos conceitos de “celebração móvel” de Hall (2006), das noções de dupla vocalidade da Signifyin(g) e da tripla dimensão de Exu e Iorubás, segundo Gates (1988), além da ideia de política da conversão de West (1994). O ensaio sugere recorrer a uma ética do amor que, segundo West, teria a capacidade de estabelecer uma epistemologia poética com vistas a proteger a terra e fazer um mundo melhor.
- ItemSignificado(ando) de ´"a cor da ternura`" em Geni Guimarães e "the color tenderness" a : traduzindo pessoas brasileiras negras e textos(2020) MARTINS, José EndoençaO artigo analisa as potencialidades translatórias do conceito literário da Signifyin(g) de Gates (1988). De acordo com o conceito, a produção literária negra engendra dupla vocalidade, o que esclarece conversa entre dois textos negros, através de relações interraciais e intrarraciais. A partir da dupla vocalidade negra – raça A e raça B conversam – constrói-se, também, a dupla vocalidade translatória – língua A e língua B dialogam. O conceito de Negritice se responsabiliza pela dupla vocalidade racial; a noção de Translatio dá conta da dualidade vocal linguística.