Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MARTA, Felipe Eduardo Ferreira"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escola americana de Caetité (Bahia) no contexto da Educação Protestante no Brasil Republicano 1911–1926
    (2020) MATOS, Fernanda Oliveira; FRAGA, Estefania Knotz Canguçu; MARTA, Felipe Eduardo Ferreira
    Este artigo busca apresentar algumas atividades educativas desenvolvidas pela Missão Presbiteriana Central do Brasil, por meio da Escola Americana instalada na cidade de Caetité – Bahia, em 1911, exibindo o contexto e o cenário em que se deram a implantação e algumas práticas educativas executadas pela referida instituição.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escola: espaço de formação e disseminação da cultura no processo de humanização do indivíduo na década de 1950
    (2023) SANTOS, Lílian Gleisia Alves dos; BARROS, Marta Silene Ferreira; MARTA, Felipe Eduardo Ferreira
    O estudo buscou refletir sobre a educação e a cultura enquanto fonte de formação humana e humanização do indivíduo. Assim, teve como objetivo compreender a escola enquanto espaço privilegiado de humanização, valorizando a cultura sistematizada na perspectiva crítico-dialética, Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, teve como eixo condutor a criação e implantação do Instituto Nossa Senhora Aparecida (INSA), uma escola confessional na cidade de Salinas-MG na década de 1950. Para realização desta investigação, utilizamos referenciais teóricos, articulando-os com informações de dados documentais e entrevista realizada com três ex-alunas da escola, a partir de análise e interpretação na perspectiva crítico-dialética. Avaliamos que o INSA foi um espaço de suma importância para o processo de humanização, no entanto, o estudo revelou que a educação escolar nesse educandário não tinha preceitos emancipadores, uma vez que seu ensino se permeou a partir de crenças, dogmas, disciplina e práticas patriarcais.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão