Navegando por Autor "MARQUES, Luciana Pacheco"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs sujeitos em tempos complexos à luz/sombra da ontologia de edgar morin(2016) MARQUES, Luciana Pacheco; JESUS, Alan WillianNeste texto, situamos a questão do sujeito à luz/sombra do pensamento de Edgar Morin, que necessita de uma autoética, de uma autocrítica, de ensinar a condição humana, considerando a questão do ser e do saber no pensamento complexo, dadas as desordens e incertezas destes tempos complexos.
- ItemReações familiares diante da criança em situação de deficiência(2019) MARQUES, Luciana PachecoThe purpose of this study was to understand the complexity experienced by the family of children with disabilities from their own point of view. Non-directive and assistance interviews were conducted with six mothers of children with disabilities who described their life histories. From the reports, the discussion on different topics was constructed and in this text we will deal specifically with the family reactions to the birth of a child with a disability in the family. To deny, to reject, to find a culprit for the situation, to take refuge in their suffering are some perfectly possible reactions in the parents of children with disabilities. However, the search for balance and the referral of the issues of being deviant tend to arise over time and the child in a disability situation is almost always incorporated into the family dynamics.
- ItemSobre temposespaços e conhecimentos curriculares: indícios e narrativas de escolas inovadoras(2020) ALVIM, Ana Beatriz de Lima; GUSMÃO, Luka de Carvalho; ITABORAHY, Amanda Possato; MARQUES, Luciana Pacheco; NASCIMENTO, Camila TassiNeste artigo, fizemos a leitura dos projetos político-pedagógicos de quatro escolas inovadoras, anotando os indícios dos usos que fazem dos tempos na construção curricular: Escola Amorim Lima/SP, Projeto Âncora/Cotia-SP, Escola Oga Mitá/RJ e Escola Internacional SACI/Juiz de Fora-MG. A Escola Amorim Lima tem como princípios o respeito e a confiança em cada um dos que habitam o