Navegando por Autor "MARQUES, Eliana de Sousa Alencar"
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- ItemA atualidade da concepção de radicalidade em Paulo Freire nos primeiros escritos no exílio: delineamentos para práticas educativas na direção da emancipação humana(2021) MARQUES, Eliana de Sousa Alencar; OLIVEIRA, Josiane Sousa Costa de; BONFIM, Luiz Jesus SantosEste texto objetiva analisar a concepção de radicalidade humanizadora em Paulo Freire e as determinações que esse conceito engendra às práticas educativas com vistas à emancipação humana. Ele resulta de pesquisa bibliográfica nas obras “Pedagogia do Oprimido” (2013) e “Educação como prática de liberdade” (2015), e nas reflexões de apropriadores. A radicalidade humanizadora em Freire é produto da sua práxis, resultado da sua busca para compreender melhor os elementos da realidade e atuar de forma consciente rumo à transformação da realidade social. Com efeito, a radicalidade de Freire é humanizadora porque defende a emancipação humana. É humanizador salvaguardar a possibilidade de emancipação e da constituição do ser mais dos indivíduos a partir da construção coletiva e ativa, envolvendo diretamente os oprimidos.
- ItemO processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividadesignificações acerca da mediação social na escolha pela docência(2019) SOUSA, Elayna Maria Santos; MARQUES, Eliana de Sousa AlencarWe analyze in this article meanings and senses produced by teachers about their historical course of development, in order to understand the whitch were determinants for these professionals to have been constituted teachers of Basic Educacion. 29 teachers participated in the study, who work in the final grades of Elementary School. To construct the information, the questionnaire was used, and, as an analytical procedure, a discursive textual analysis was carried out in what Moraes (2003) proposes. In order to obtain a greater refinement of the categories that emerged from the meanings produced by the teachers, the Australian software Nudist was used. The research results pointed out that the historical development movement of these professionals has been constituted in the dialectical relation objectivity-subjectivity, revealing the contradictions existing and constitute the choices of the individuals.