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Navegando por Autor "MARIN, Yonier Alexander Orozco"

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    Discursos de cidadania na educação em Ciências e Biologia presentes e silenciados na BNCC: qual cidadania queremos na América Latina?
    (2024) JANNING, Daniel Prim; MORAVSKI, Barbara Vieira de Souza; CAURIO, Michel Soares; POLANCO-ZULETA, Mara Karidy; MARIN, Yonier Alexander Orozco; SOUZA, Janaina Alves de; CASSIANI, Suzani
    Neste artigo analisamos os pressupostos para a formação cidadã que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui e seus impactos no Ensino de Ciências, em especial de Biologia. Esta análise de discurso enquadra-se na segunda fase do macroprojeto internacional “Educação em biologia e construção da cidadania: uma perspectiva latino-americana”. Discutimos a evolução histórica e política da BNCC, destacando a influência de diferentes governos e grupos empresariais na sua formulação, bem como a importância das universidades participarem ativamente na construção de futuras propostas curriculares e de formação docente. Embora identifiquemos referências à cidadania na BNCC, destacamos o silêncio de perspectivas críticas em sua formulação, bem como a presença de significados e discursos hegemônicos que limitam a concepção de cidadania a um único modelo, excluindo e silenciando outras formas de cidadania presente na sociedade brasileira.
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    DIU e métodos abortivos: perspectivas embriológicas e socioculturais entre alunos do curso de biologia
    (2024) ALMEIDA, Miqueias da Silva; NASCIMENTO, Igor Miguel Sousa do; MARIN, Yonier Alexander Orozco
    Dispositivo Intrauterino - DIU é um método contraceptivo de longa duração inserido no útero, sua eficácia é associada í prevenção da gravidez, existem dois tipos principais: cobre e hormonal. Há controvérsias e mitos sobre seu mecanismo de ação, com algumas visões buscando a possibilidade de atuar como método abortivo impedindo a implantação do embrião. Esta pesquisa visa caracterizar a percepção dos acadêmicos(as) matriculados na disciplina de análise morfofuncional do sistema reprodutor do curso de Biologia em uma universidade da região norte do Brasil, sobre a utilização do DIU e suas relações com métodos abortivos a partir de uma perspectiva embriológica e sociocultural. O estudo aponta que perspectivas biomédicas são articuladas sobre o DIU, mas também possibilidades de discussões sobre assuntos como o bem-estar sexual e reprodutivo de mulheres cisgênero, discussão de valores associados í gravidez, aspectos que contribuem na formação de professores(as) de ciências e biologia com perspectiva de gênero.
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    O preservativo interno e práticas sobre educação sexual: os conhecimentos dos(as) alunos(as) de uma escola pública no Municí­pio de Araguaí­na-TO
    (2024) NASCIMENTO, Francielly Matos de Alencar do; MARIN, Yonier Alexander Orozco
    O presente trabalho tem como objetivo caracterizar os conhecimentos dos(as) alunos(as) de uma Escola pública da região norte do Brasil em relação ao preservativo interno, considerando as práticas e discursos sobre educação sexual nas escolas e a realização de uma oficina utilizando atividades práticas a fim de desmistificar estigmas e preconceitos sobre o preservativo interno. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa na perspectiva de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados respondidos por alunos(as) de ensino médio com uma faixa etária entre 16 a 19 anos. Além do diário de bordo para o registro de reflexões da realizadora da oficina. As análises demonstram um desconhecimento sobre o preservativo interno e, em alguns casos, desinteresse por conhecê-lo, especialmente pelos participantes de gênero masculino. Porém, sua problematização aproxima outras discussões relacionadas com o machismo e a desigualdade de gênero, aspectos importantes num ensino de biologia para a justiça social.
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    Percepções de professores(as) de ciências em formação acerca do consumo de hormônios e cisnormatividade
    (2024) OLIVEIRA, Fabiana Batista de; BARBOSA, Caroline Fernandes; MARIN, Yonier Alexander Orozco
    As imposições cisnormativas recaem sobre todas as áreas da vida dos indiví­duos, principalmente daqueles que não se identificam com o sexo-gênero atribuí­do ao nascimento e esperado socialmente. Assim, o uso de hormônios surge como uma ferramenta de (re)afirmação de gênero. Este trabalho buscou analisar e categorizar a concepção dos discentes do 1° perí­odo dos cursos de Licenciatura em Biologia, Quí­mica e Fí­sica da Universidade Federal do Norte do Tocantins sobre o consumo de hormônios e a cisnormatividade, bem como a importância de se reconhecer outros usos hormonais no processo de reconhecimento e pertencimento social. Com esse intuito, realizou-se uma oficina pedagógica e aplicou-se questionários, antes e após a oficina, para a coleta dos dados. Para a análise e interpretação desses, adaptou-se o método de análise de conteúdo por categorização. A comparação dos dados demonstrou que, ao final, houve maior preocupação em relacionar o conteúdo cientí­fico sobre hormônios e entendimentos mais problematizadores sobre gênero e sexualidade.

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ISSN 1518-6385

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