Navegando por Autor "MARCONDES, Keila Hellen Barbato"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOlhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família(2017) MOREIRA-MALAGOLLI, Gabriela Maffei; MARCONDES, Keila Hellen Barbato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoApreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar. A partir da Perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano, foram organizadas entrevistas semi-estruturadas com crianças. Os resultados apontaram que as crianças que participaram dos três estudos entendiam a família enquanto ponto de apoio, suporte e afeto. Reconheceram a figura da professora, destacando o relacionamento afetivo que possuiam com ela. Além disso, também revelaram sentirem-se culpadas por suas dificuldades de aprendizagem, manifestando angústia e tristeza. É preciso atentar para a trajetória escolar da criança, para impedir que ela chegue no 5º ano com defasagens ou mesmo que adquira a concepção de que o percurso da escolarização é penoso.
- ItemOlhares infantis: o baixo desempenho acadêmico, a escola e a família(2017) MOREIRA-MALAGOLLI, Gabriela Maffei; MARCONDES, Keila Hellen Barbato; GIRALDI, Luciana Ponce BellidoApreender as percepções das crianças é um desafio para familiares, professores e pesquisadores. Cientes disso, este artigo foi o resultado de três pesquisas desenvolvidas nos anos de 2006 e 2010 e tem como objetivo apropriar-se de discursos de crianças/alunos da 4º série/5º ano do Ensino Fundamental para compreender como concebiam e vivencivam situações de baixo desempenho escolar.