Navegando por Autor "MACHADO, Rosilene Beatriz"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da construção discursiva por parte do professor [de matemática] para a atuação do intérprete de libras em salas de aula inclusivas(2023) MACHADO, Rosilene Beatriz; OLIVEIRA, Janine Soares deEste ensaio busca problematizar o enunciado de que o surdo é um sujeito visualno campo da Educação Matemática, bem como a propagada necessidade do uso de recursos visuais para o ensino e aprendizagem de matemática de estudantes surdos. Assim, a partir de um deslocamento de pensamento, defendemos que uma perspectiva da filosofia da linguagem de inspiração wittgeinsteiniana, antes de qualquer pedagogia, tem muito a contribuir com questões de ensino e aprendizagem (de estudantes surdos e não-surdos). Nossa argumentaçãoé que a preocupação e o investimento no que estamos chamando deuma boa construção discursivapor parte do professor (seja ele surdo ou não-surdo) é condição fundamental para todo e qualquer processo educativo (de estudantes surdos e não-surdos). E é isso, por sua vez, que poderá favorecer a atuação do intérprete educacional, dando condições a uma boa construção discursivaem Libras
- ItemIrene vista de dentro, outra vez: ou, sobre um aprendizer e um ensinar-traduzir [matemática](2022) MACHADO, Rosilene BeatrizEsse texto, de inspiração wittgensteiniana, intenta iluminar alguns aspectos conceituais de aprender e ensinar [matemática]. Sugere-se que o aprender está na ordem do dizer e que ensinar está na ordem do traduzir. Não se propõe qualquer teorização, apenas um convite a, pela linguagem, reconhecer que é possível assumir outros pontos de vista sobre a significação de tais conceitos