Navegando por Autor "MACHADO, Robson"
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- ItemGolpe de 2016 e a educação no Brasil: implicações nas políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva(2019) SILVA, Régis Henrique dos Reis; MACHADO, Robson; SILVA, Ribamar Nogueira daO presente artigo visa discutir o desenvolvimento e alguns desdobramentos do Golpe de 2016 que, ao pôr fim a 6° República brasileira, inaugurou no cenário nacional uma nova etapa do avanço das forças do capital sobre o trabalho. Toma como objeto de análise a educação e, de modo particular, a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. No primeiro momento, discute os aspectos históricos da democracia, especialmente da democracia liberal representativa apontando seus limites e possibilidades, o que permite tratar o fenômeno da ruptura no Estado democrático de direito ao refletir sobre os conceitos de Golpe e Impeachment. Oferece, ainda, uma sumária explicação sobre o Golpe empresarial-parlamentar que destituiu Rousseff da presidência. No segundo momento busca indicar as consequências do Golpe para educação e evidencia o interesse financeiro da burguesia autóctone e estrangeira sobre o ensino básico e superior no Brasil. Expõe a aliança dos setores neoliberais e neoconservadores no aparelho estatal, e acusa as consequências dos respectivos projetos para a educação pública a partir de duas frentes de ataque: a mercantilização e a moralização. No terceiro momento, delineia um panorama da política de educação especial no Brasil a partir da década de 1970 e indica os avanços e limites da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por fim, problematiza os cortes de investimento na educação especial e as ações autoritárias que se desencadearam com o advento do golpe que, além de contingenciamentos, ameaçam a proposta de educação inclusiva representando um retrocesso inominável.
- ItemO “Novo” Ensino Médio como parte das reformas empresariais na educação brasileira: da tragédia anunciada ao desastre consolidado(2024) MACHADO, Robson; SILVA, Régis Henrique dos ReisSituado no âmbito da História e da Filosofia da Educação, o artigo busca identificar os interesses de classe contidos nas reformas educacionais que entraram em vigor no contexto do recrudescimento da crise da sociabilidade capitalista, em particular os relativos ao Novo Ensino Médio. Com apoio na pedagogia histórico-crítica, destaca a indefinição que, historicamente, caracteriza o Ensino Médio brasileiro e a presença do setor empresarial nas políticas públicas que o determinam. Apresenta os aspectos do Novo Ensino Médio que beneficiam os interesses privados e empresariais e anuncia as consequências já observadas desde sua implementação. As fontes – leis, projetos e pareceres – são analisadas à luz do materialismo histórico-dialético. Conclui pela indeterminação nos rumos do Novo Ensino Médio, haja vista as contradições que marcam a retomada do social-liberalismo no executivo nacional.