Navegando por Autor "MACHADO, Kalyne Teresa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação inicial de professores de matemática como um espaço de mobilização e construção dos saberes docentes(2021) MACHADO, Kalyne Teresa; ROSA, Maria Cristina; SOUZA, Divanizia do NascimentoA constatação apresentada por diversos autores da educação matemática, desde os anos 1990, de abordagenslimitadasdos conteúdos geométricos ou do chamado abandono da geometria na educação básica levou aummovimento de retomada desse conteúdo na educação brasileira nos últimos anos. A formação inicial dos professores matemática se apresenta como ponto chave na superação desse cenário.Com isso,nossa pesquisa busca analisar de que forma futuros docentes estabelecem e mobilizam seus saberes geométricos para a docência a partir de uma intervenção didática, e assim compreender quaisaspectos propiciaram a produção e mobilização destes saberes durante a licenciatura em matemática. Considerando aestrutura curricular do curso de licenciatura em matemática,o componente curricular obrigatório de estágio supervisionado se apresenta como um ambiente propício para o desenvolvimento de estudos acerca desta questão. Dessa forma,por meio de uma sequência didática, realizamos uma intervenção com a participação dosacadêmicos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Matemática I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe-SE. A abordagem metodológica que melhor permitiu atender aos objetivos deste estudofoi aqualitativa. A partirda análise dos resultados, concluímos que proporcionar momentos formativos em que os licenciandos possam desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre seus diferentes saberes, que possibilitemuma adaptação didática dos conhecimentos adquiridos na graduação em conhecimento escolares, deve ser uma preocupação da formação inicial.