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Navegando por Autor "MACHADO, Charliton José dos Santos"

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    A frágil democracia brasileira: reflexões a partir da biografia de Valter Pinheiro
    (2021) MOURA, Maria Lenúcia de; MACHADO, Charliton José dos Santos; BEZERRA, José Eudes Baima
    Este texto tem como objeto de estudo a trajetória de Valter Pinheiro durante a ditadura de 1964, e pretende ser ponto de reflexão sobre a democracia, estando direcionado em especial aos jovens, hoje, imbuídos da luta democrática, no contexto do aprofundamento da crise do capital, do qual o governo anômalo de Bolsonaro é uma expressão. O presente trabalho pretende observar os fios que ligam a vida do biografado ao contexto da época em tela, buscando nessa relação entre biografia e contexto contribuir para o retrato da juventude de 1964 envolvida com a educação, trazendo uma leitura não apenas do ativismo político/educacional do biografado, mas também das instituições de ensino pelas quais passou. As fontes utilizadas são materiais primários, advindas de entrevistas feitas ao longo do desenvolvimento desse trabalho, bem como materiais secundários, como documentos oficiais da Comissão Verdade e Justiça. Postulamos que, assim como a juventude 1964, a atual juventude saberá, para além dos dispositivos conservadores e entreguistas de nossos meios de comunicação, dissuadir-se da teia de submissão imposta pelas redes sociais e, ao sabor das denúncias dos arranjos para minar nossa frágil democracia, lutar pelo retorno nos marcos da luta burguesa, hoje negada por essa mesma burguesia ou quem sabe trilhar caminhos para além desse postulado burguês que, por certo, não atende aos interesses da classe trabalhadora, traçando dessa forma, novas forma de sociabilidade.
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    A intelligentsia feminina na escola nova: uma leitura sem margens das crônicas de Cecília Meireles (1930-1932)
    (2022) SILVA,Hebelyanne Pimentel da; MACHADO, Charliton José dos Santos
    Este texto busca expor reflexões acerca do movimento da Escola Nova (1932), por meio das crônicas publicadas pela intelectual brasileira Cecília Meireles (1901-1964) no periódico carioca Diario de Noticias, nos anos iniciais da década de 1930. Considerando os princípios da Nova Historiografia (BURKE, 2010), fundamenta-se em diferentes documentos que dialogam com os mencionados registros, localizando-os em tempo e espaço de escrita e circulação, como indicado pela concepção escriturária seguida. (CERTEAU, 2017; LUCA, 2008). Dada a escolha do jornal como principal fonte, analisa-se o ideal de criança e professor propagados ela mestra, extraindo, com o apoio destes, o conceito atribuído por ela à categoria democracia, reivindicada pela Nova Escola em suas limitações e contradições. Os periódicos, principais veículos de informação de tais tempos, possibilitaram a formulação de redes de sociabilidade entre representantes dos mais variados segmentos, sendo, portanto, rico material para investigações históricas. (LUCA, 2008). Percebe-se que, ao discutir os problemas comuns no Brasil e na América do início do século XX, a personagem favorece visualização microscópica dos segmentos mencionados, ora assemelhando-se, ora distanciando-se dos demais escolanovistas. Em contexto de modernização educacional, expôs peculiaridades e globalidades do seu olhar feminino, docente e literato.
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    “Ensinar as creanças é o sacerdócio que conduz ao bem”: educação, docência e escola no jornal O Educador (1921-1922)
    (2021) Nunes, Maria Lúcia da Silva; MACHADO, Charliton José dos Santos; SOUSA, Débia Suênia da Silva
    Sob a perspectiva teórico-metodológica da nova história cultural, objetivou-se analisar as concepções de educação, escola e docência veiculadas pelo jornal O Educador (1921-1922), tomando-se como fonte: um relatório do diretor geral da instrução pública, dois artigos e dois textos informativos. A pesquisa foi realizada sobretudo nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Após levantamento da fonte e análise, depreendeu-se que a escola das primeiras décadas do século XX foi considerada o primeiro espaço de formação do cidadão, ganhando ares de “templo da esperança e da fé”, cuja missão era propagar conhecimentos úteis à vida social e moldar a personalidade moral do educando à prática dos deveres. Neste contexto, vivia-se a transição entre os governos de Camilo de Holanda e Sólon de Lucena, tendo como luta emblemática a implementação da Reforma da Instrução Pública (1917) como uma proposta modernizante. Assim, o professor primário seria um missionário que, exercendo um ministério sagrado com afeição e dedicação, formava, além do intelecto, a alma e o coração dos seus alunos, tornando-os aptos a servirem à pátria, à família e à sociedade. Sendo assim, conclui-se que o foco da educação era preparar o educando para caminhar ativa e disciplinadamente rumo ao futuro de uma sociedademelhor.
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    Lições de um amigo: cartas de Drummond a Zila Mamede
    (2018) MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia Silva; VASCONCELOS, Larissa Meira
    Este texto convida o leitor a mergulhar na leitura de cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade para a também poeta paraibana Zila da Costa Mamede, entre os anos de 1953 e 1985. São dezenove missivas, onze bilhetes e um cartão acrescido de um telegrama. No contato e leitura dos 31 textos de correspondências, mais do que um movimento de voyeurismo com a escrita de dimensão individual e privada, buscou-se, neste estudo, compreender os elos da formação de uma escrita, tendo sido Drummond, certamente, ao lado de outros grandes nomes, personagem fundamental e decisivo nesse processo ao longo de três décadas.

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ISSN 1518-6385

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