Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MACHADO, Aline Maria Batista"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A dimensão da autonomia nas práticas de extensão em educação popular
    (2020) SILVA, Ione Gomes da; BOTELHO, Bruno Oliveira de; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; MACHADO, Aline Maria Batista
    O estudo busca analisar a dimensão da autonomia como um dos elementos teórico-metodológicos orientadores dos projetos de extensão em educação popular. Procuramos averiguar a compreensão de estudantes extensionistas sobre a autonomia nos trabalhos, nos cenários de prática e identificar se a autonomia se apresenta como uma das categorias fundamentais. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa. Inferiu-se que, no âmbito do projeto de extensão, há estimulo ao desenvolvimento da autonomia dos discentes, porém ainda é preciso avançar em alguns aspectos para que venha a promover de forma mais satisfatória essa dimensão, especialmente no que se refere a sua promoção na comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Extensão Popular Universitáriaa educação popular latino-americana como referencial
    (2024) SANTOS, André Luís Nunes dos; MACHADO, Aline Maria Batista
    A extensão popular universitária tem ganhado visibilidade nas ações internas e externas das universidades latino-americanas, haja vista seu caráter dialógico, crítico e participativo, passando a considerar os saberes populares e entrelaçando-os com os conhecimentos científicos e acadêmicos. Desta forma, objetiva-se neste artigo discutir o papel da extensão popular universitária no âmbito da América Latina, bem como evidenciar novas possibilidades práticas, embasadas na perspectiva da Educação Popular. Além disso, fez-se, ainda, a historicização da colonização desta região, salientando os aportes dos movimentos sociais para determinados períodos históricos. Concernente aos aspectos teórico-metodológicos, esta pesquisa é de cunho bibliográfico, a qual possui abordagem qualitativa, tendo como principais autores(as) Gohn (1997), Galeano (2010), Gadotti (2017) e Jara (2020). Constatou-se, portanto, que estas atividades têm oportunizado diálogos significativos com a comunidade em geral

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão