Navegando por Autor "LUNA, Luan Costa de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Resolva de cabeça e confira na calculadora”: análise de atividades em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental de professores de matemática: percepções, trajetória e práxis(2021) LUNA, Luan Costa de; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima deMuitas são as pesquisas a respeitodo uso da calculadora em aulas de Matemática. No entanto, são escassas as referentes à análise de livros didáticos.Acreditamos que propostas de atividades com calculadora em situações de investigação, possuem potencial para romper a resistência do não uso desse recurso em aulas de Matemática, fomentando formação continuada aos professores que utilizam. Assim, neste artigo, analisamos, à luz dos ambientes de aprendizagem da Educação Matemática Crítica, atividades com calculadora em uma coleção de livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático2017. Constatamos que, o ambiente de aprendizagem, cenário para investigação com referência à matemática pura(tipo 2), é o que mais explorao potencial da calculadora, pois, atribui significado ao uso desse recurso em situações deinvestigação e argumentaçãomatemática. Em relação às atividades analisadas, identificamos um total de 67 atividades com calculadora e observamos apredominância no eixo números e, referência à matemática purano âmbito de lista de exercício. Atividades relacionadas a cenários para investigação foram escassas. Esses resultados evidenciam limitações para o trabalho didático com a calculadora. No cenário atual, não é suficiente utilizá-laapenas como um recurso de verificação de resultados. É necessário, portanto, que os autores de livros didáticos proponham atividades com calculadoraque atribuam significado ao seu uso, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e raciocínio crítico dos estudantes.