Navegando por Autor "LUCENA, Carlos Alberto"
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- ItemA modernidade e o projeto de formação humana Comeniano(2017) OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes de; NETTO, Mario Borges; LUCENA, Carlos AlbertoEste trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de formação humana comeniano expressa na sua obra-prima A Didáctica Magna. A primeira parte do texto constitui-se num panorama histórico do contexto social vivenciado pelo pensador durante os séculos XVI e XVII, no que diz respeito aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. Em seguida, apresentamos a concepção de homem, educação e infância em Coménio e sua ligação com o projeto social almejado pelo mesmo, portanto, evidenciando as influências filosóficas, políticas e econômicas que marcaram o período de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Por fim, apresentamos as nossas considerações finais e salientamos a importância de pensarmos a infância como uma categoria social vista sob os diversos aspectos sociais (econômico, político, cultural e social).
- ItemA relação entre juventude, trabalho e educação profissional no século XXI: uma análise sobre o Programa Jovem Aprendiz sob a perspectiva de classe social(2020) BELMIRO, Claudiane Braga; LUCENA, Carlos AlbertoEste artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia, a qual se propôs a analisar o contexto histórico e as intencionalidades do Programa Jovem Aprendiz e como se deu, mais especificamente, o processo de implementação desse na cidade de Monte Carmelo, estado de Minas Gerais. As análises foram empreendidas com base nos pressupostos de Karl Marx - quais sejam: contradição e luta de classes. A metodologia adotada para análise do objeto compreendeu a pesquisa bibliográfica e documental, bem como a pesquisa de campo, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de conhecer como pensam e se comportam os sujeitos da pesquisa. Os resultados dessa análise apontam os próprios limites dessa política de inclusão social de jovens de baixa renda, considerando as contradições que se estabelecem na estrutura de uma sociedade marcada pela divisão de classes.
- ItemEducação e política na obra de V. I. Lênin(2022) LUCENA, Carlos Alberto; BORGES NETTO, Mário; FRANÇA, Robson Luiz de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dosEste ensaio discorre acerca da a indissociabilidade entre a educação e a política proposta na obra de Lênin. Recupera o contexto e a construção do socialismo russo como expressão das propostas concretas da emancipação de todo o proletariado explorado pelas formas reprodutivas do capital expressas no modo de produção capitalista. Nesse sentido, a educação é uma ferramenta política com dimensão educativa. Elaboramos nossas reflexões em dois períodos. O primeiro deles é relativo aos textos inerentes à pré Revolução de outubro de 1917, período em que Lênin define a tese à qual os comunistas constituirão a vanguarda do proletariado, assumindo a função tanto organizativa como formativa da classe. O segundo voltado a Lênin enquanto líder de Estado proletário, destacando a centralidade da unicidade entre a educação e a política. Objetivamos por fim, demonstrar a vitalidade e o legado do pensamento político revolucionário.