Navegando por Autor "LOUZADA, Virgínia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19(2020) LOUZADA, VirgíniaEste artigo pretende discutir a inclusão da Educação Infantil no SAEB e o possível cenário gerado pela Covid-19. Sistematiza dados produzidos através de revisão bibliográfica. Discute essa inclusão a partir de documentos sobre o SAEB, sobre a Covid-19 e as pesquisas da área de avaliação. Chega à conclusão de que há um contexto anterior que pretende antecipar o processo de alfabetização para essa etapa. Leva em conta que tal necessidade pode parecer mais urgente no horizonte pós-pandemia, uma vez que o desafio de dar conta da questão da alfabetização pode aumentar consideravelmente, por conta da interrupção das atividades escolares presenciais.
- ItemAvaliação institucional participativa na educação infantil: processos formativos docentes(2024) AMANCIO, Cristiane; LOUZADA, VirgíniaO objetivo do artigo, recorte da pesquisa de mestrado de uma das autoras, é afirmar as possibilidades formativas da Avaliação Institucional Participativa (AIP) para professores que atuam na Educação Infantil. Para tanto, utiliza-se como ferramentas metodológicas as pesquisas autobiográficas e narrativas de formação, entendendo-as como um processo de contar e recontar histórias. O referencial teórico é permeado por autores que discutem avaliação, formação docente e Educação Infantil. Constata-se a importância da reflexão coletiva para olhar para dentro e para fora da escola, dos sentidos produzidos, de modo que se pense os processos e as relações e como estas podem transformar o cotidiano em prol de práticas qualificadas às crianças.