Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LOPES, Rosana de Sousa Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O Direito à educação sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo: contribuições para a docência
    (2023) SÁ, Ricardo Antunes de; LOPES, Rosana de Sousa Pereira
    O objetivo deste artigo é indicar as possibilidades de reflexão sobre o direito à educação nos processos de formação inicial e continuada de professores, fundamentado no pensamento complexo. Após um cotejamento inicial, optamos por concentrar nossa análise na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), uma vez que os conceitos e posições desse documento estão alinhados com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) (BRASIL, 2010). Para embasar nossos procedimentos, utilizamos as obras de Morin (2000, 2001 e 2002), que tratam dos conceitos de indivíduo, humanidade e natureza humana. Consideramos que o conceito de direito à educação presente nos documentos legais mencionados demanda uma compreensão complexa do indivíduo como interdependente em uma rede de interações, ampliando assim a visão sobre o direito à educação, a formação de professores e o pertencimento à sociedade. O direito social à educação deve levar em consideração as múltiplas dimensões da vida e suas complexas relações, reconhecendo a interconexão para promover processos educativos que favoreçam a solidariedade, a cooperação e o diálogo entre indivíduos e grupos sociais, contribuindo para a construção da Democracia. Os pressupostos teóricos do pensamento complexo podem colaborar para a produção de um conhecimento relevante sobre o direito à educação e um conhecimento que estabeleça conexões entre os saberes, compreendendo o indivíduo e o social de forma multidimensional, buscando uma nova postura epistemológica na formação inicial e continuada de professores.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão