Navegando por Autor "LOPES, Celi Espasandin"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora adriana(2022) LOPES, Celi Espasandin; RIBEIRO, Rogério Marques; PAZUCH, Vinícius; AUGUSTO, Adriana Franco de CamargoNeste artigo discute-se o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de uma professora de matemática envolvida em um projeto de pesquisafinanciado pelaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual se estudou a potencialidade da implementação de um ensino por meio de projetos interdisciplinares que tiveram como eixo integrador a educação estatística. Ressalta-se que o DPC visou enfatizar a aprendizagem profissional autêntica dos envolvidos, por meio da reflexividade. A professora Adriana participou deste projeto de DPC, e, a partir da sua narrativa sobre o trabalho desenvolvido com duas turmas de 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo, busca-se, por meio de uma análise holística da forma, responder a questão: quais indíciosde agência profissional docente se mostram nas narrativas de Adriana? Para tanto, toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade; e considera-se que a narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Os resultados revelam indícios de agência de uma professora pesquisadora que exerce sua profissão, investindo continuamente em seu desenvolvimento profissional, redimensionando a constituição de sua identidade profissional e exercendo a agência com características de autonomia, criatividade, autocriticidade e reflexividade
- ItemLeitura e escrita nas aulas de matemática do ensino médio(2011) OLIVEIRA, Roberto Alves de; LOPES, Celi EspasandinThis research aimed to investigate the use of different Reading and Writing strategies in High School Mathematics teaching and instruments in which students expressed their perceptions during the teaching and learning process. Therefore, a qualitative research was carried out with interpretive analysis of the activities and proposed instruments, which were organized in a portfolio. The formulation and application of the research, as well as the analysis of results and conclusions were based on the historical-cultural focus of Vigotski (2001) and on studies on mathematical language and the use of Reading and Writing in Mathematics classes, from various researchers. The categories emerging from the data analysis were: the construction of mathematical knowledge, the semantics of mathematical terms, the values demonstrated by the students and the potential of the activities. The results indicate that the teaching and learning process can make the teacher-student and student-student relationship more interactive and more effective for the construction of mathematical knowledge.