Navegando por Autor "LONGAREZI, Andréa Maturano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma introdução à Didática Desenvolvimental soviética e suas diferentes interpretações no âmbito Latino-americano (Brasil, Cuba e México)(2018) PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andréa MaturanoTradicionalmente, a ciência Didática tem vivido um movimento pendular e perverso que se estende para os dias de hoje. Pendular, por privilegiar umas vezes o conteúdo em detrimento dos métodos ou os métodos em prejuízo do conteúdo; outras, por valorizar o ensino em lugar da aprendizagem ou a aprendizagem em lugar do ensino. Perverso em ambos os casos porque a Didática ou se esqueceu do sujeito do processo ou não levou em consideração seu desenvolvimento psíquico e subjetivo
- ItemUnidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora(2018) LONGAREZI, Andréa Maturano; SOUSA, Walêska Dayse Dias deO artigo discute uma concepção de “Obutchénie por Unidades” como proposição para uma didática dialética, no contexto da educação pública brasileira. Como aporte teórico o trabalho fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural, na Teoria da Atividade e na Didática Desenvolvimental. O texto problematiza unidades possíveis para uma obutchénie desenvolvedora, a partir de intervenções didático-formativas realizadas por pesquisadores do Gepedi. Da unidade primária “ensino-aprendizagem” (obutchénie) e da unidade obutchénie-desenvolvimento, propõem-se como fundamentos orientadores da organização didática as unidades conteúdo-forma, imitação-criação e ruptura-desenvolvimento