Navegando por Autor "LIMA, Miguel Junior Zacarias"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLinguagem, compreensão e diálogo como representação do mundo: uma hermenêutica da educação(2020) LIMA, Miguel Junior Zacarias; LIMA, Maria Belo Silva; ALVES, Francione CharapaEste artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos cada vez mais conscientes da sua individualidade e historicidade, que utilizam a linguagem para compreender a si mesmo e o mundo à sua volta.
- ItemLinguagem, compreensão e diálogo como representação do mundo: uma hermenêutica da educação(2020) LIMA, Miguel Junior Zacarias; LIMA, Maria Belo Silva; ALVES, Francione CharapaEste artigo objetiva refletir sobre a relação linguagem, educação e hermenêutica. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com base em Gadamer. Na educação, a dimensão dialógica da compreensão está situada como o locus primordial da ação educativa, lugar privilegiado onde o compreender se efetiva tendo por base a relação de intersubjetividade entre os sujeitos do diálogo, condição fundante da interpretação do que é proferido no ambiente escolar, mediante a abertura entre os sujeitos dessa postura. Através de uma educação dialógica podemos ter educandos cada vez mais conscientes da sua individualidade e historicidade, que utilizam a linguagem para compreender a si mesmo e o mundo à sua volta.