Navegando por Autor "LIMA, Elieuza Aparecida de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção acadêmico-científica do programa de pós-graduação em educação da UNESP/Marília-SP e a política pública nacional de educação especial no Brasil: aspectos históricos(2018) SANTANA, Maria Silvia Rosa; CASTRO, Rosane Michelli de; LIMA, Elieuza Aparecida deApresentam-se neste artigo resultados das nossas reflexões realizadas junto aos grupos de estudos e pesquisas que integramos, centradas no objetivo geral de sistematizar e analisar teses e dissertações concluídas entre 2005 e 2008, na linha de pesquisa “Educação Especial no Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP/Marília. Tais reflexões foram realizadas considerando-se que as mudanças, políticas públicas voltadas para as várias áreas sociais, assim como à educação são ou deveriam ser impulsionadas também pelos resultados das pesquisas acadêmico-científicas.
- ItemFormação de Professores da Educação Infantil: reflexões sobre a necessária instrumentalização teórica do profissional atuante com criança com ou sem deficiência(2017) AMORIM, Gabriely Cabestré; LIMA, Elieuza Aparecida de; ARAÚJO, Rita de Cássia TibérioCom a perspectiva de que os processos de formação de professores são constituições sociais e históricas, cuja temática é foco de pesquisas atuais efetivadas nas últimas décadas, este artigo propõe-se a identificar e discutir o perfil de professores que atuam na Educação Infantil em turmas de crianças com ou sem deficiência.
- ItemPedagogia Freinet e a escola no século XXI: perspectivas humanizadoras para o trabalho pedagógico(2017) SILVA, Ana Laura Ribeiro da; LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, AmandaEste artigo tem como objetivo a discussão dos princípios e técnicas de ensino organizados, desenvolvidos e socializados por Freinet (1976), para a reflexão sobre como a Pedagogia pensada por este estudioso é fonte de participação ativa de adultos (professores) e crianças no ambiente escolar, desde a Educação Infantil.
- ItemTécnicas Freinet e trabalho pedagógico na Educação Infantil: Reflexões sobre os Cantos de Trabalho(2023) KUSUNOKI, Karolyne Aparecida Ribeiro; LIMA, Elieuza Aparecida de; MORAES, Tatiana Schneider Vieira deEste texto sintetiza elementos discutidos em pesquisa de mestrado finalizada em 2018,dedicada a compreender os Cantos de Trabalho –técnica criada e desenvolvida pelo Pedagogo francêsCélestin Freinet (1896-1966) –como forma de encaminhar o trabalho pedagógicona Educação Infantilcapaz de fomentar condições favoráveis à sofisticação dos processos relacionados aodesenvolvimento das qualidades humanas.O objetivo da pesquisa consistiu em explicitar como esse modo de conduzir o trabalho na escolapode possibilitar a atividade de professores e crianças, com vistas a mobilizar e desenvolver as funções psíquicas superiores, em especial o autocontrole da conduta.Por meio de revisão e discussão da literatura, efetivou-se investigação qualificada como pesquisa teórica.Esta exposiçãodedica-se aexplicitarqualidadesdessa forma de orientar o trabalho e relações na escola de Educação Infantil, bem como sinaliza as potentes contribuiçõesdesta Técnica Freinetpara o desenvolvimento do autocontrole da condutana infância.Na tessitura das discussões, aborda-se as regularidades do desenvolvimento humano sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural, explicitando o conceito de atividade principal como orientadora de aprendizagens que incidem afirmativamente no desenvolvimento do sujeito em momentos específicos da vida. Somam-sea esse argumento, reflexões sobre o papel docente como interventorconsciente na propositura dos Cantos de Trabalhona escola da infância. Ao longo do artigo, argumenta-se que essa técnica de trabalhopedagógicopossibilita que a criança se constituasujeitoda própria atividade, assumindo, assim,o protagonismoemseu processo de aprendizagem. A partir dos resultados dapesquisa, depreende-se que a atividade docente,respaldada nos pressupostos dos Cantos de Trabalho, promove situações pedagógicas emancipadas,fundamentalmente intencionadas à plenitude dodesenvolvimento dasqualidades psíquicashumanas, notadamente objetivadas nosmodos sofisticados de pensar, ser, sentir e agirdo sujeito no mundo.