Navegando por Autor "LIMA, Aldinete Silvino de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEditorial(2023) WAGNER, Débora Regina; LIMA, Aldinete Silvino deA edição especial da REVEMAT,Educação Matemática em diálogo com a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos,apresenta 17artigosinéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas que buscam estabelecer relações entre Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior
- ItemLicenciatura em educação do campo: elementos estruturantes de cursos que integramas ciências da natureza e a matemática(2023) LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled SulaimanO artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e aMatemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpusé constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.