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Navegando por Autor "LEMOS JUNIOR, Wilson"

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    A LEGISLAÇÃO PARA O ENSINO DE ARTE E MÚSICA (1985-2008)
    (2014) LEMOS JUNIOR, Wilson; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck
    O presente artigo teve por objetivo analisar a situação do ensino de arte e música na legislação brasileira entre os anos 1985 e 2008. Foram analisados quatro documentos oficiais educacionais: a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394 de 1996, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1997-1998, as Diretrizes Curriculares para o ensino superior de música, e a Lei n. 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório nas escolas brasileiras. Objetivou-se traçar um panorama da situação atual da legislação acerca do ensino de arte e música, avaliando a importância e as inconsistências desse conteúdo nas escolas brasileiras.
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    História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008)
    (2022) LEMOS JUNIOR, Wilson; KRUGEL, Vanessa Cauê
    Este artigo objetiva investigar a trajetória histórica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), que apesar de ter sido concebido no ano de 2008 por meio da Lei 11.892, já vinha se dedicando a educação profissional na cidade de Curitiba desde meados da década de 1930, quando ainda fazia parte do Colégio Progresso. Para isso, utiliza-se como fontes: legislações, escrituras, relatórios, atas, além da bibliografia acerca das instituições que deram origem ao IFPR. Como referencial metodológico, privilegia-se os relatos do historiador Edward-Palmer Thompson (1981) e a valorização da experiência dentro do contexto histórico. O artigo se divide em duas partes. A primeira dedica-se ao histórico da Escola Alemã/ Colégio Progresso até o momento que passou a funcionar como um anexo da Faculdade de Direito do Paraná no ano de 1942. A segunda parte dedica-se à história da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que prosseguiu ofertando cursos de educação profissional até o ano de 2008, quando se desmembrou, enquanto uma parte deu origem ao IFPR e outra prosseguiu vinculada à UFPR, dando origem ao Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Destaca-se neste artigo, a importante contribuição da Escola Técnica da UFPR para a história da educação profissional e tecnológica na cidade de Curitiba, além da histórica luta para manter a sua existência, até a criação do IFPR.

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ISSN 1518-6385

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