Navegando por Autor "LEIRO, Augusto Cesar Rios"
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- ItemApresentação: internacionalização da educação(2024) LEIRO, Augusto Cesar Rios; FANTIN, MônicaDiante de um contexto de tantas tensões e de um mundo em conflito, decorrentes de desigualdades sociais, econômicas e culturais, a reflexão sobre as condições necessárias para desenvolver e fortalecer novos olhares sobre processos educativos/formativos que promovam a dignidade humana ‘glocal’ nos põe inquietantes questões acerca da Internacionalização da Educação. Num mundo cada vez mais (multi)polarizado, as dúvidas sobre os direitos humanos e os sistemas democráticos evidenciam a urgência de repensar o sentido da educação em tempos de grandes transformações/transições, suas fragilidades, forças e potências.
- ItemEducação social e políticas públicas de juventude: experiências socioeducativas no Brasil e em Portugal(2016) MORAES, Cândida Andrade de; LEIRO, Augusto Cesar RiosA partir do binômio educação e juventude, o presente artigo discute as experiências socioeducacionais de jovens participantes de projetos sociais vinculados a políticas de juventude dos governos centrais do Brasil e de Portugal. O estudo é parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, com estágio na Universidade de Lisboa. Trata-se de uma investigação que objetiva analisar as percepções de jovens sobre a educação social.
- ItemInternacionalização intercultural e redes colaborativasentrevista com marilia morosini, uma referência da pesquisa em internacionalização da educação no Brasil(2024) LEIRO, Augusto Cesar Rios; FATIN, Mônica; MOROSINI, Marília CostaTrata-se de uma entrevista com a Professora Doutora Marília Costa Morosini, realizada na PUC-RS pelos coordenadores do Dossiê sobre Internacionalização da Educação, Prof. Dr. Cesar Leiro (UNEB/UFBA) e Profa. Dra. Mônica Fantin (UFSC). A entrevista tomada aqui como constructo teórico interessado em revelar experiências investigativas, formulações teóricas e tendências acerca da Internacionalização da educação aborda diferentes entendimentos da educação e da internacionalização, destacando uma perspectiva internacional e intercultural de respeito crítico ao outro e as possibilidades de redes colaborativas. Além do aspecto institucional, destaca-se a Internacionalização em Casa e os aspectos cognitivo e socioemocional no âmbito da formação para o mundo. A natureza semiestruturada da entrevista permitiu ainda percorrer trilhas pessoais e caminhos acadêmicos que transcendem fronteiras com a intenção de oferecer aos leitores e leitoras informações sobre a trajetória acadêmica de uma das mais referenciadas pesquisadora do tema em questão
- ItemTecituras entre educação e saúde: processos de escolarização da juventude soteropolitana com doenças falciformes(2018) REIS, Daniela Santana; LEIRO, Augusto Cesar RiosA partir do entrecruzamento entre educação e saúde, desenvolveu-se este estudo, de caráter multidisciplinar, objetivando levantar as pesquisas realizadas no estado da Bahia sobre doenças crônicas, destacadamente as Doenças Falciformes, além de traçar o perfil de escolarização de jovens soteropolitanos com a patologia, e, finalmente, descrever suas percepções e expectativas escolares. Para tanto, metodologicamente, o presente texto resulta de uma pesquisa de naturezas qualitativa e quantitativa, dos tipos exploratória e descritiva. Para o alcance dos objetivos elencados, foram utilizados protocolos de pesquisa documental e formulários para a colheita de informações e depoimentos. Estes últimos foram aplicados a professores, na fase exploratória da pesquisa, e aos jovens com doenças falciformes, cadastrados no ambulatório multirreferencial da Avenida Carlos Gomes, em Salvador. Os resultados do levantamento bibliográfico-documental sublinham a necessidade de pesquisas que dialoguem entre as áreas abordadas, dada a relevância socioacadêmica do estudo, em um cenário de escassa produção científica. As informações dos formulários apontam para o (des)conhecimento dos professores sobre a patologia, para as diferenças no que tange à postura pedagógica e para a esperança dos jovens quanto às possibilidades do fazer docente numa perspectiva que contemple a diversidade.