Navegando por Autor "LEÃO, Marcelo Brito Carneiro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: entrevista com o professor Marcelo Brito Carneiro Leão(2018) SANTOS, Matheus Lincoln Borges dos; ATANAZIO, Alessandra Maria Cavichia; FRANÇA, Halina dos Santos; PARANHOS, Marcelo; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; LEITE, Alvaro EmilioEste artigo tem como objetivo estimular a reflexão sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências a partir da fala de um importante pesquisador dessa área: o professor Marcelo Brito Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A entrevista foi concedida durante o evento “Jornadas de Educação em Ciências e Matemática”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) no campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em novembro de 2017. Na ocasião, o professor Marcelo falou sobre sua trajetória profissional, o panorama da utilização das tecnologias de comunicação e informação no contexto pedagógico, o papel do professor nesse processo e algumas estratégias e metodologias de ensino aliadas à tecnologia. O professor destacou que a inserção das TIC em sala de aula não significa a melhoria do processo ensino-aprendizagem, tampouco a modernização da educação. Independente do recurso a ser utilizado na prática docente, é necessário que se compreenda que a escolha da estratégia didática é o mais importante. Para o uso efetivo de novas tecnologias no ensino de Ciências é necessária a reformulação dos cursos de formação de professores, que precisam preparar os docentes para a mediação do processo de ensino-aprendizagem com o uso das TIC.
- ItemEstratégias Didáticas envolvidas no uso das TIC: o que os professores dizem sobre seu uso em sala de aula?(2021) REIS, Rafaela Menezes da Silva; LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito CarneiroFluent communication, solid knowledge related to the discipline that teaches, good didactics and know how to use effective teaching strategies, are considered essential for a good teacher. In relation to existing teaching strategies and considering the technology era, it is important to discuss how Information and Communication Technologies are incorporated into pedagogical practices and what strategies are used in the classroom. The objective of this work was to analyze through interviews the didactic strategies involved in the use of ICT by three professors of the licentiate course in chemistry of a federal university in Brazil. The interviews were analyzed based on Discursive Textual Analysis. The results show that all teachers use ICT in the classroom, but only in one discipline do students prepare digital materials and plan classes with resources available on the Internet, specifically discussing the use of ICT.