Navegando por Autor "LÉLIS, Úrsula Adelaide de"
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- ItemApresentação(2018) LÉLIS, Úrsula Adelaide deEste Dossiê faz parte da celebração de 20 anos da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, ocorrida em Luziânia, em julho de 1998 ao apresentar temas e reflexões ainda necessários para a construção do projeto contextualizado para a Educação do Campo, com a colaboração de professores e pesquisadores de universidades públicas brasileiras. Dessa forma, provoca-se o debate, apresenta-se os desafios e aponta-se perspectivas para que nos próximos 20 anos tenhamos outros avanços a comemorar.
- ItemEntrevista com Clarice Aparecida Santos O PRONERA: 20 anos de lutas, conquistas e desafios à Educação do Campo(2018) LÉLIS, Úrsula Adelaide de; GOMES, Maria Auxiliadora Amaral S.Clarice Aparecida Santos é doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento (UnB). Pedagoga pela Universidade de Ijuí (UNIJUÍ). Professora da Faculdade de Educação (UnB). Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), de 2006 a 2015. Coordenadora Geral de Educação do Campo e Cidadania e Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), de 2007 a 2014. Membro do Núcleo de Estudos Agrários (NEAGRI/CEAM). Principais áreas de pesquisa: Políticas Públicas e Educação do Campo.
- ItemLeitura deleite como ancoragem para mudanças pedagógicas no âmbito do PNAIC(2017) VELOSO, Geisa Magela; LÉLIS, Úrsula Adelaide de; ALMEIDA, Cecídia BarretoTrata-se de um estudo quali-quantitativo, que tem por objetivo analisar representações de professoras sobre conteúdos e estratégias formativas propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, captando o seu enraizamento na cultura escolar por meio dos processos de objetivação e ancoragem.
- ItemPrecarização do trabalho docente e gestão democrática da escola: antinomias que se entrecruzam no cotidiano escolar(2012) LÉLIS, Úrsula Adelaide de; SOUZA, Vilma Aparecida deAs mudanças societais decorrentes da ampla reestruturação produtiva do capital e da reconfiguração do Estado, na atualidade, têm provocado mudanças significativas nas formas de se pensar e organizar a educação. Dentre as consequências produzidas por este movimento destacam-se a precarização do trabalho docente e as formas de gestão da escola, elementos que se entrecruzam no emaranhado das relações que se estabelecem no cotidiano escolar. Neste contexto, a gestão tem assumido uma tendência democrática neoliberal com incidência direta sobre o trabalho docente, colaborando na constituição de meios e mecanismos que agudizam sua precarização. Por outro lado, outras formas implementadas de precarizaçãocolaboram para oafastamento ou ações parciais dos professores nos fóruns de democratização da escola. Constituem, assim, elementosautodeterminantes que interferem, no Brasil, no fazer e pensar a educação escolar e a ressignificam.