Navegando por Autor "KRUG, Rodrigo de Rosso"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física(2013) KRUG, Hugo Norberto; IVO, Andressa Aita; ILHA, Franciele Roos da Silva; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos daEsta investigação objetivou analisar pontos positivos e negativos da formação inicial oferecida por um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil, na percepção de acadêmicos. A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 8º semestre de um Curso de Licenciatura em Educação Física. Foi possível identificar vários pontos positivos (15) e negativos (13) da formação inicial na percepção dos acadêmicos estudados.
- ItemOs desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física(2015) MARQUES, Marta Nascimento; KRUG, Rodrigo de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos daEste estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.
- ItemVozes e memória no/do cotidiano escolar: o primeiro dia de escola e de aula de acadêmicos de educação física em situação de estágio curricular supervisionado(2016) KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso; TELLES, Cassiano; CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos daO estudo objetivou dar voz aos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM para relatar suas experiências vividas no primeiro dia de escola e de aula por ocasião do Estágio Curricular Supervisionado (ECS).