Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "KAPLAN, Leonardo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ciências Humanas e Sociais no Novo Ensino Médio na rota do ultraliberalismo e do neoconservadorismo: a particularidade do Rio de Janeiro
    (2024) BARBOSA, Carlos Soares; KAPLAN, Leonardo; SOUZA, José Carlos Lima de
    O artigo visa discutir as implicações para a formação dos jovens quanto à redução da carga horária das Ciências Humanas e Sociais no Novo Ensino Médio implementado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Analisa a matriz curricular e o Catálogo de Itinerários Formativos vigentes na rede estadual desde 2022, à luz do método materialismo histórico-dialético e da Pedagogia histórico-crítica. Ao privilegiar a Pedagogia das Competências, criar novos componentes curriculares, como Empreendedorismo e Projeto de Vida, e reduzir o espaço das Ciências Humanas e Sociais, o Novo Ensino Médio atende a agenda neoliberal, com a formação do trabalhador requerido no regime de acumulação flexível, e a agenda neoconservadora, com o ataque à educação crítica e ao pensamento científico.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão