Navegando por Autor "JUCÁ, Rosineide de Sousa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs transformações geométricas: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental(2021) MALCHER JÚNIOR, João do Espírito Santo Lima; JUCÁ, Rosineide de SousaEste estudo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como são abordadas as Transformações Geométricas em alguns livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, apoiada em pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo(TAC) de Lawrence Bardin e alguns pontos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard.Os procedimentos metodológicos consistiram em uma revisão bibliográficae da Base Nacional Comum Curricular para subsidiar a análise de 8 (oito) livros didáticos, de duas coleçõesde matemática do6º a 9º ano do ensino fundamental, no qual foram observadas as organizações didáticas e matemáticas,assim como as tarefas propostas.Os resultados apontaramque os livros analisados apresentam alguns conteúdos dos que seriam essenciais para a aprendizagem das transformações, bem como que estes atendem, mesmo que parcialmente,as orientações da BNCC. No quediz respeito às organizações didáticas e matemáticas, os livros apresentam distanciamentos e aproximações, diferenças e semelhanças. Assim sendo, alguns apresentam maior consistência dos conteúdos propriamente matemáticos, enquanto outros apresentam maiordiversidade de elementos pedagógicos para o ensino de Transformações Geométricas.
- ItemO estudo do erro: contributos para o trabalho docente do professor de matemática(2022) JUCÁ, Rosineide de SousaNeste trabalho,apresentamos uma discussão sobre o estudo do erro de forma a contribuir para o trabalho do professor de matemáticae,para tal,investigamos as concepções, saberese práticas dos professores em relação aos erros dos alunos. A importância de discutir sobre os erros dos alunos e de dar um tratamento pedagógico a eles já foi alvode muitos estudosna área da Educação matemática, assim para a realização dessa pesquisa fizemos um levantamento bibliográfico dos estudos que discorrem sobre o erro e principalmente daqueles que discutem esse tema na formação docente. O caminho metodológico é o dapesquisa descritivaque nos possibilitou realizar uma consultapor meio de um questionário que foi aplicado a73 professores de matemática que atuam na Educação básica na Cidade de Belém do Paráe que participaram de um curso de formação continuada.Os resultados apontaram que os professores participantes dessa pesquisa, mostraram que têm clareza da utilização do erro tanto como indicador do processo aprendizagem, como das suas práticas pedagógicas. Eque o estudo do erroé importante para melhorar as escolhas metodológicas, assim como para ajudar os alunos na identificação, reflexãoe superação dos erros