Navegando por Autor "JARDILINO, José Rubens Lima"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA invisibilidade da mulher no sistema prisional brasileiro: esquecidas no tempo e no espaço(2017) CARVALHO, Odair França de; JARDILINO, José Rubens LimaEste artigo é uma reflexão sobre a questão da mulher no sistema prisional brasileiro, tendo como base dados levantados para uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem como objetivo discutir, por meio da perspectiva sócio-histórica e dos direitos humanos, a questão da invisibilidade da mulher em privação de liberdade. O corpus da pesquisa foi obtido por meio da pesquisa bibliográfica e da análise de documentos. Concluímos que o modelo do sistema penitenciário brasileiro vive um esgotamento refletindo nas realidades das unidades prisionais, seja pelo aumento significativo da população carcerária, seja pelo descaso que os governos têm com mulheres e homens presos em suas ações.
- ItemDesenvolvimento profissional docente: reflexões sobre política pública de formação de professores(2019) JARDILINO, José Rubens Lima; SAMPAIO, Ana Maria MendesThe objective is to discuss the Professional Development of Teachers in relation to the public policy of the National Education Plan. It examines concepts constructed by Iberian and national researchers on Professional Teacher Development and undertakes analytical efforts around the goals of the National Education Plan (2014-2024). The present analysis involves the results of semi-structured interviews with 90 supervisors of the Institutional Program of Initiatives to Teaching Grants of the municipal and state education network of Minas Gerais, São Paulo and Ceará. It concludes by pointing to the gaps left to achieve the goals, the lack of articulation between the federated entities responsible for implementing the plan and the need for the academic and professional community of teachers to deepen their studies and understanding of the programs and policies of Professional Teacher Development.
- ItemGestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes ? MG(2019) ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de; JARDILINO, José Rubens Lima; SAMPAIO, Ana Maria MendesEste artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada ?Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid?. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.
- ItemPaulo Freire e a Pedagogia Crítica: seu legado para uma nova pedagogia do Sul(2020) JARDILINO, José Rubens Lima; SOTO-ARANGO, Diana ElvoiraO artigo tratará da relevância do pensamento e da ação de Paulo Freire e das respostas que ele sofreu nos últimos cinquenta anos. Além disso, propõe-se demonstrar a relevância e o legado de Freire para a educação no mundo, especialmente para a América Latina.