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Navegando por Autor "IVASHITA, Simone Burioli"

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    A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)
    (2022) HONORATO, Tony; PEDRÃO, Fernanda Cristina de Souza; IVASHITA, Simone Burioli
    O objetivo consiste em caracterizar elementos da estruturação da profissão docente na província do Paraná, segundo as publicações no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870). O território paranaense, como a Quinta Comarca Curitiba, pertencia à província de São Paulo, e no dia Dezenove de Dezembro de 1853 teve seu desmembramento oficializado, emancipando-se como a província do Paraná. Em busca do utópico progresso e desenvolvimento da sociedade, o governo provincial do Paraná vislumbrava na instrução pública uma forma de instruir e civilizar a população. Naquele momento, a profissão docente foi elevada como agência fundamental para tal missão. Frente a este cenário, passou a ser essencial a estudar a estruturação da profissão docente na recém província do Paraná. Para tanto, elegemos como fonte de pesquisa histórica o jornal Dezenove de Dezembro, que foi um veículo da imprensa publicado durante todo o período provincial paranaense. Como fundamento metodológico, consideramos as orientações sobre as possibilidades e os limites da imprensa como fonte para a escrita da história (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) e da história da educação (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, o jornal permitiu compreender a estruturação da profissão docente no Paraná por meio dos concursos, aposentadorias, contratos, salários, instituições de ensino e valores sociais ligados à condição de ser professor(a) no período oitocentista.
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    Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná (1951 – 1953): representações sobre a escola rural
    (2017) IVASHITA, Simone Burioli; SCHELBAUER, Analete Regina
    O presente artigo tem por objetivo reconstituir nuances do debate em torno da escola primária rural, a partir das representações de professores e professoras publicadas no Boletim da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná, editado entre os anos de 1951 e 1953. A análise incide sobre a atuação da imprensa pedagógica oficial na produção e circulação de ideias acerca do que, politicamente, pretendia-se imprimir à formação e atuação docente acerca da escola e do ensino rural. Teoricamente, apoia-se no conceito de representação, desenvolvido pelo francês Roger Chartier (1990, 2002a, 2002b, 2009), para descortinar o que o Boletim apresenta sobre a referida categoria. A hipótese é que tal periódico representou um dos meios utilizados pelo Estado para a formação e aperfeiçoamento dos professores, tendo em vista o alto percentual de professores leigos que atuavam nas escolas isoladas das áreas rurais na década de 1950. Dentre as diversas temáticas apresentadas pelo periódico, a opção pela escola rural se deve ao fato de levar em consideração sua significativa expansão naquele momento e por entender que este era o modelo de escola primária que podia atender a um maior número de crianças no Estado do Paraná.

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