Navegando por Autor "HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação de professores na Conferência Interestadual do Ensino Primário (Brasil, 1921): projetos em disputa e modernidade pedagógica(2023) HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira; DAROS, Maria das DoresTrata-se de uma análise sobre a formação de professores, na perspectiva da modernidade pedagógica, requerida no Brasil no início dos anos de 1920, a partir de discussões presentes na Conferência Interestadual do Ensino Primário CIEP-RJ, ocorrida na capital do país – Rio de Janeiro – no ano de 1921. Esta abordagem se estruturou, de modo mais específico, a partir da tese de número 3: “Organização e uniformização do ensino normal no país. Formação, deveres e garantias de um professorado primário nacional” (BRASIL, 1922). Apresenta-se o objetivo central de investigar aspectos e elementos que se entrecruzam e que podem ser tomados como representativos de projetos em disputa para a formação do professorado, na perspectiva da modernidade pedagógica, requerida no Brasil no início dos anos de 1920. Trata-se de pesquisa de cunho documental, na perspectiva da história da educação e, em consideração ao método histórico, o percurso teórico metodológico e as análises realizadas contemplaram os conceitos de moderno/modernidade. Apresenta-se a questão problema: Como compreender a CIEP-RJ como mobilizadora de projetos em defesa e disputa de concepções, no intento de estabelecer sob que sentidos e significados a modernidade pedagógica para a formação de professores deveria estar assentada no Brasil no início dos anos de 1920? Atingir a modernidade pedagógica em relação à formação do professor consistia em articular alguns aspectos que, por hipótese, garantiriam o pretendido: tanto de aspectos materiais, como criação de escolas; e burocráticos, aspectos orçamentários e subvenção; quanto aos pedagógicos, marcados pela psicologia, entendida pela sua cientificidade imprescindível na formação do professorado.
- ItemInstrução e educação higiênica da infância catarinense na Primeira República (1910-1930)(2007) HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira; SOUZA, Gizele deEste texto discorre acerca dos modos eleitos para se solucionar os problemas educacionais de higiene no estado de Santa Catarina, a partir da these de Oswaldo Rodrigues Cabral (1929). Como, na visão de Cabral, se efetivaram ou não, as intenções de se empreender a profilaxia da infância por meio das propagandas de princípios higiênicos, tendo como parceiras a escola e a família? Além disso, outra questão procura responder: como se constituiu a instrução e a educação higiênica da infância catarinense – o que fazer e o que ensinar –, no intuito de formar cidadãos sadios que contribuíssem com o progresso do Estado e da nação brasileira? A análise diz respeito aos cinco primeiros subtítulos – educação e instrucção – da segunda parte da these citada.