Navegando por Autor "HENZ, Celso Ilgo"
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- ItemAuto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID(2019) RAMOS, Maria Rosângela Silveira; HENZ, Celso Ilgo; BOLZAN, Dóris Pires VargasThis article is the result of a doctoral research completed in 2017, whose objective was to understand and analyze the achievement and the formative developments of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID), in the subprojects of Chemistry and Biology in an Institution of Higher Education. The narratives presented are taken from the dialogues that emerged in face-to-face meetings, held at each participating campus of the research. In these meetings, we used the methodology of the Investigative-Formative Dialogical Circles, inspired by the Freirean Cultural Circles in approach to research-training. The meetings enabled the perception that the Investigative-Formative Dialogical Circles contribute to action-reflection-action on the educational praxis of the pibidians and to the permanent auto(trans)formation of both teachers and scholarship holders of initiation, contributing to professional development teacher.
- ItemDiálogos auto(trans)formativos com professoras de turmas multi-idades na educação infantil: a atualidade da obra freireana e os desafios à formação inicial(2021) GOELZER, Juliana; HENZ, Celso IlgoEste artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com professoras de turmas multi-idades de uma Unidade de Educação Infantil, que teve o objetivo de investigar os possíveis processos auto(trans)formativos, provocados a partir da escuta sensível e do olhar aguçado às crianças nessas turmas, e os desafios colocados à formação inicial das professoras. O percurso metodológico, orientado pela Pesquisa auto(trans)formação, foi realizado a partir de Cartas Pedagógicas e de Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos realizados com onze professoras que atuaram/atuam nessas turmas. Os resultados evidenciam a importância da reflexão crítica na e sobre a prática, e a necessidade de (com)vivências na escuta sensível e no olhar aguçado às crianças já desde a formação inicial como princípio basilar de uma práxis humanizadora.
- ItemProcessos de auto(trans)formação permanente com educadores: possibilidades de reinvenção da pedagogia popular na escola pública(2018) HENZ, Celso Ilgo; SIGNOR, PatríciaNeste artigo apresentam-se reflexões de uma pesquisa qualitativa, fruto de uma dissertação de mestrado em que se propôs estudar e compreender a auto(trans)formação permanente de professores e estudantes pelo entrelaçamento da práxis educativa escolar com a pedagogia popular. Foram abordados os conceitos de formação permanente (FREIRE, 2011a), formação docente (IMBERNÓN, 2011) e auto(trans)formação permanente (HENZ; FREITAS, 2015a, 2015b). O trabalho traz as contribuições da pedagogia popular de Freire (2011a) como uma possibilidade para a escola pública e uma educação mais significativa para educandos e educadores. A abordagem metodológica escolhida foi embasada nos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2014, 2015; HENZ; FREITAS, 2015a), que privilegiam espaços de diálogo e auto(trans)formação docente com ênfase e proximidade no cotidiano dos estudantes e da comunidade. A metodologia caracteriza-se como pesquisa-participante (BRANDÃO, 2001), realizada por meio de Círculos Dialógicos Investigativo-formativos com o coletivo de educadoras de uma escola pública de Barra Funda, RS. A análise mostrou que o diálogo tem muito a contribuir para os momentos de auto(trans)formação com as educadoras, coautoras da pesquisa, a partir de temáticas cotidianas e inquietantes que emergiram dos Círculos, abrindo a possibilidade de auto(trans)formação para que os docentes e a própria escola pública construam uma educação mais problematizadora, dialógica e humana.