Navegando por Autor "HEINSFELD, Bruna Damiana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemParticularidades do ritual-aula na construção de representações coletivas: uma análise discursiva(2019) HEINSFELD, Bruna DamianaPropõe-se, neste artigo, uma reflexão sobre o momento de troca entre docentes e estudantes em sala de aula, a partir do conceito durkheimiano de ritual, considerando-se a educação como um fenômeno sociológico. A partir disso, são levantadas as tradicionais características dos rituais sob a visão de Durkheim (2003) e seus impactos na construção de representações coletivas na formação do ser social. Utilizando-se como base teórico-metodológica complementar a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 2008), traz-se para análise um conjunto de evidências composto por falas de docentes da educação básica sobre suas práticas, a fim de verificar quais das características do ?ritual-aula? podem ser identificadas e quais são sancionadas por esses discursos.