Navegando por Autor "GUINDANI, Evandro Ricardo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA rádio educativa UNOESC FM como recurso didático na educação a distância(2007) MOTERLE, Roseli Rocha; ROVER, Ardinete; COLUSSO, Larissa C.; GUINDANI, Evandro Ricardo; BASEGIO, AlexA Educação a Distância é uma modalidade de ensino que utiliza diversos meios e tecnologias de informação e comunicação no processo de mediação, de modo que favoreçam a construção do conhecimento e da autonomia de aprendizagem do aluno. Neste artigo apresentam-se os resultados de um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi investigar as contribuições da Rádio Educativa no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Metodologia Científica e de Ética e Sociedade, oferecidas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na modalidade a distância, por meio de uma radionovela, destacando conflitos éticos em debate na sociedade atual: aborto, pena de morte, plágio e formação ética. A pesquisa foi organizada em três momentos: inicialmente, foram elaborados roteiros dos episódios da radionovela; num segundo momento, foram gravados os programas e veiculados na Rádio Educativa 106,7 FM, na internet ou por download; num terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos, por meio do Portal de Ensino, um questionário de pesquisa para avaliar as contribuições desse recurso no processo de ensino-aprendizagem, com a participação de 63% dos alunos matriculados nas disciplinas. Os resultados apontam a Rádio Educativa como um importante recurso didático na Educação a Distância, pois facilita a compreensão dos conteúdos, problematiza situações e casos que se aproximam da realidade do aluno e aprofunda a reflexão de questões difíceis de se reproduzir no material impresso. Recomenda-se a elaboração de novos projetos por meio da Rádio Educativa, aprimorando técnica e metodologicamente o uso da rádio como um recurso didático, a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na modalidade a distância.
- ItemYoga e educação(2004) GUINDANI, Evandro Ricardo; KONGA, Yácara Michele NevesYoga and education are practically opposite themes in the occidental society. The rationality allied with Christianity did not contribute to this approach. The occidental education was basically commanded by intellectuals with the Cartesian and platonic inheritance, where body and soul seems to be totally dissociated. To approach corporeity and the rational activity field became one of the greatest challenges in education, within the necessity of a re-humanized learning for ethic and for the human being. This work consists in an approximation between Yoga and Education. This relation will be presented as the educational challenge of the XXI century. Next, some of the Yoga practice fundaments - Yamas, Niyamas and Asana, will be showed as the elements for the human formation. Afterwards, among the Yoga fundaments some of them will be detailed, the ones that can contribute to the overcoming process of the educational challenge.