Navegando por Autor "GUHUR, Maria de Lourdes Perioto"
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- ItemA formação da consciência humana no modelo contextual dialético: a psicogenética de Henri Wallon(2005) GUHUR, Maria de Lourdes PeriotoReflete-se no texto sobre a natureza ontogenética do desenvolvimento, com destaque para a forma como é constituída a consciência humana. Toma-se como base a teoria de Henri Wallon, que considera as condições sociais desse processo e o explica como se realizando no decorrer de toda a vida. Nele, a criança realiza-se como sujeito à medida que se autoconhece, relaciona-se com o Outro e participa do meio e, concomitantemente, domina os instrumentos necessários para compreender e comunicar sua existência compartilhando idéias, conhecimentos, valores, comportamentos, condutas e ideologias.
- ItemA formação da consciência humana no modelo contextual dialético: a psicogenética de Henri Wallon(2005) GUHUR, Maria de Lourdes PeriotoDevelopmental ontogenesis is discussed, with special reference to the manner human conscience is constituted. The above is based on Henri Wallon’s theory which takes into account the social conditions of the process and explains its per-formance during one’s whole life. In this process the child becomes a subject in direct proportion to its self-knowledge, its relationship with the Other, its partici-pation within its milieu and, at the same time, its control on the necessary means to understand and communicate its existence. This is done through a sharing of ideas, knowledge, values, behavior, manner and ideologies.
- ItemInfluências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência(2010) GUHUR, Maria de Lourdes Perioto; ALBERTO, Raiani Nascimento; CARNIATTO, NatáliaEste estudo mostra as reflexões decorrentes de uma pesquisa1 realizada com o objetivo de investigar o significado do exame vestibular para os adolescentes, um desafio que ocorre em um momento em que estes se veem muito indecisos quanto à sua própria identidade. A pesquisa foi realizada com jovens de ambos os sexos, entre 16 e 19 anos. Os dados foram coletados em duas escolas de ensino médio (uma particular e uma pública) da cidade de Maringá, PR, mediante o uso de um questionário. Os alunos participantes que se submeteram ao exame vestibular no final do ano de 2009 afirmaram que esse fato tem interferido, de maneira intensa, em seus hábitos e comportamentos, alterando, inclusive, seus relacionamentos interpessoais, por gerar ansiedade, angústia, inquietação, estresse. Destaca-se, ainda, ter havido, da parte dos que frequentam a escola pública, aprovação quanto às mudanças introduzidas pelo ENEM, posição totalmente contrária a dos alunos da escola particular. Os resultados demonstram que a obrigatoriedade de optar por uma profissão que deverá ser exercida pelo resto da vida, por meio da realização do exame vestibular, tem um peso muito grande sobre o jovem. Isso se deve ao fato de o adolescente estar experienciando os conflitos inerentes à crise de identidade, de cuja resolução dependerá o seu ajustamento futuro.