Navegando por Autor "GONÇALVES, Tadeu Oliver"
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- ItemEstado do conhecimento sobre o formador de professor de matemática em teses e dissertações (2010-2019)(2022) ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; GONÇALVES, Tadeu OliverO presente estudo foi realizado com vistas a investigação da produção acadêmica sobre o formador de professor de matemática, a fim de conhecer as principais temáticas foco das pesquisas e identificar os temas mais recorrentes e identificar os menos frequentes nos trabalhos relacionados aos formadores de professores de matemática que atuam no ensino superior, com analise dos resumos no período de 2010 a 2019. A metodologia do estudo tomou por base a abordagem qualitativa, se utilizou dos referenciais da análise de conteúdo com base em Bardin (1994). A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo estado do conhecimento. Os resultados possibilitaram conhecer melhor o estado das produções e contribuir para novos estudos ao identificar os temas menos frequentes nas produções práticas de ensino, que se referem: as condições de trabalho do formador de professor de matemática no ensino superior, saberes pedagógicos do formador relacionados ao ensino superior, formação continuada (in) existentes ou propostas pelas instituições onde o formador atua; sindicalização ou atuação política dos formadores de professores de matemática no âmbito das universidades.
- ItemFormação de professores que ensinam matemática (PEM) na perspectiva da educação inclusiva: o que dizem as pesquisas stricto sensu(2022) SOARES, Maria Eliana; LEDOUX, Maria Lídia Paula; GONÇALVES, Tadeu Oliver; SALES, Elielson Ribeiro deO objetivo deste artigo é analisar impressões reveladas por bolsistas do Pibid Matemática/UFSM sobre vivências deiniciação à docência. Para tanto, esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, na qual a produção de dados é orientada pela técnica da análise de conteúdo. O corpusde análise é constituído por um questionário respondido por 18 licenciados do Curso de Matemática/UFSM que participaram do Pibid,além de Projetos Didáticos, publicações científicas e relatórios anuaisdo Pibid Matemática/UFSM (2014-2018).Tais projetos são considerados como um elemento-chave e apontam indicativos de uma iniciação à docência embasadateoricamente pela noção de prática letiva.Por meio da identificação de três eixos: trabalho colaborativo, planejamento e investigação,foram compostas oito categorias: conceitos da matemática escolar; processo de ensino em sala de aula com ênfase na elaboração, valorização e readequaçãode planejamentos, no contato permanente com produções acadêmicas, no uso de recursos didáticos e no reconhecimento de metodologias de ensino, em especial, os princípios da investigação matemática; aprendizagem matemática dos alunos; inserção no ambiente escolar; trabalho colaborativo a partir do apoio mútuo; reflexão sobre a prática; autonomia profissional; e investigação sobre prática. As categorias permitiram compor resultadosrelacionados a três campos, a saber: Matemática, Ensino de Matemática e Rupturas na cultura profissional. Entre as conclusões,destaca-se que a iniciação à docência foi, principalmente, norteada pela perspectiva do trabalho colaborativo e da investigação sobre a prática. Além disso, observa-se que a inserção no ambiente escolar subsidiou e promoveu a iniciação à pesquisa e à produção acadêmica