Navegando por Autor "GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira"
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- ItemImplicações da reforma do ensino médio para o trabalho e a formação docente(2017) REYES, Lurvin Gabriela Tercero; GONÇALVES, Suzane da Rocha VieiraEste trabalho problematiza implicações que a Reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/2017 - pode provocar para o trabalho e a formação de professores. Para o desenvolvimento do estudo foi usada a técnica de análise documental, tomando como fontes primárias de informação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/1996-, Medida Provisória 746/2016 e a Lei 13.415/2017. O estudo traz contribuições para a produção acadêmica sobre política pública no campo educacional, temática que consideramos pertinente no atual contexto de volta às concepções políticas neoliberais/conservadoras que desconhecem a trajetória de práticas, conhecimentos e experiências dos profissionais da educação, olhando para eles apenas como consumidores de políticas governamentais absolutistas e autoritárias.
- ItemReflexões sobre reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul(2021) CARVALHO, Isis Azevedo da Silva; GONÇALVES, Suzane da Rocha VieiraO artigo aborda transformações propostas para as escolas de Ensino Médio, desencadeadas pela Lei 13.415/17. O estudo prima por investigar os movimentos iniciais no estado do Rio Grande do Sul em prol de colocar esta política em ação. Problematizamos esta proposta de implementação nos moldes propostos pelo governo. O Estado impôs alguns critérios a escolha de “escolas-pilotos”, com intuito de que estas sirvam de parâmetro para o restante das escolas implementarem a reforma. A proposta inicialmente indicava autonomia para as escolas organizarem seus currículos, mas ao longo do processo tem se apresentado a imposição das metodologias de discussão e de certa forma os “resultados” esperados.