Navegando por Autor "GONÇALVES, Raelen Brandino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCrianças diagnosticadas com TEA na escola pública: novos desafios, velhas dicotomias(2021) FREITAS, Marcos Cezar de; GONÇALVES, Raelen BrandinoCom base em pesquisas etnográficas em escolas públicas, repartições educacionaise equipamentos de saúde,este artigo aborda crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em escolas públicas da cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Questiona o modo como os direitos educacionais sãoreivindicados. Mostra com exemplos que garantir a presença da criança com TEA tem resultado numa busca por educação escolar que, contraditoriamente, prescinde dela. Reaparece a dicotomia entre educar e cuidar que outrora marcou o universo da educação infantil. Épossível reconhecer que a identidade real de cada criança é substituída por uma identidade virtual, a doslaudos que têm sido buscados com intensidade. Categorias de Pierre Bourdieu, Richard Sennett e Erving Goffmanforam usadas.