Navegando por Autor "GOMES, Luiz Roberto"
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- ItemAvaliação da aprendizagem no ensino superior. "Nota" expressão do comportamento do aluno(2007) GOMES, Luiz Roberto; BARROS FILHO, Jonas; PEGORARO, João Luiz; SILVA, Dirceu da; SIMON, Fernanda OliveiraThe focus of this work is learning assessment in higher education. It is an investigation of higher educaton teachers' pre-conceptions about assessment and whether these pre-conceptions present an objective relation with learning. With the work hypothesis
- ItemDialética do esclarecimento e tecnologia: a mediação das redes sociais na produção da violência(2022) BERGO, Mariana; GOMES, Luiz RobertoPartindo dos dados elaborados por pesquisadores da Universidade de Warwick (UK), que indicam haver uma relação positiva entre o uso do Facebook e o aumento dos casos de ataques contra refugiados na Alemanha, o artigo tem como objetivo estabelecer um referencial para a compreensão da lógica de funcionamento das redes sociais e o seu papel de mediação na produção e intensificação das relações de violência. Para tal, o trabalho retoma elementos da obra de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse em uma investigação que se orienta pela hipótese da existência da ação de um esquecimento em curso no modo como se organizam as mediações sociais. No lugar da defesa do que seria uma humanidade justa, são eleitos como fim princípios que se atualizam para manter a barbárie como ordem atuante.
- ItemTeoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas(2017) CALDERAN, Andréa; GOMES, Luiz RobertoO artigo aborda o conceito de infância na perspectiva dos autores da Teoria Crítica. O objetivo foi compreender a criança e a infância a partir das possibilidades de experiências formativas. O estudo pautou-se, principalmente, nos escritos de Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin e Giorgio Agamben. Trata-se de um conjunto de reflexões que procuram analisar o processo de expropriação da experiência, no contexto da indústria cultural e da sociedade de consumo. A educação voltada à emancipação não pode prescindir da capacidade de realização de experiências contidas no universo da infância, como criança, ou como potencialidade humana capaz de produzir cultura.
- ItemTeoria crítica e infância: a caracterização do conceito no contexto de expropriação das experiências formativas(2017) CALDERAN, Andréa; GOMES, Luiz RobertoO artigo aborda o conceito de infância na perspectiva dos autores da Teoria Crítica. O objetivo foi compreender a criança e a infância a partir das possibilidades de experiências formativas. O estudo pautou-se, principalmente, nos escritos de Adorno e Horkheimer, Walter Benjamin e Giorgio Agamben