Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GOMES, Alessandro Damásio Trani"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A importância que egressos atribuem à participação em umaequipe de robóticapara o desenvolvimento das competências previstas na BNCCe do pensamento computacional
    (2023) CASTRO, Yuri Reis de; GOMES, Alessandro Damásio Trani
    Este trabalho tem o objetivo de fazer um levantamento de dados sobre a importânciaque 30 estudantes egressos do Ensino Médioatribuem à participação na equipe de robótica educacional ‘Café-com-Byte’ para a sua formação pessoal, considerando as 10 competências gerais da Educação Básica previstas na Base Nacional Comum Curricularna (BNCC).Os participantes responderam a um questionário no qual atribuíram uma nota de 0 a 10 para avaliar o desenvolvimento de cada uma das competências gerais descritas BNCC, considerando a sua participação na equipe. No geral, os sujeitos da pesquisa consideraram que a participação na equipe contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências, em especial aquela relacionada diretamente ao pensamento computacional.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
    (2020) MELO, João Paulo da Silva; OLIVEIRA, Samuel William de Paulo; GOMES, Alessandro Damásio Trani; COELHO, Fernando Otávio
    This paper presents the results of a research whose objective is to analyze and discuss the previous contact and the knowledge about Astronomy of students from schools in Minas Gerais and to evaluate the learning outcomes from dome sessions with a mobile planetarium. The activities described here were developed as part of an extension project. This project aims to disseminate scientific content in astronomy. Two questionnaires were applied before and after the dome session. The results suggest that the extension activity performed was successful, with an accepting rate of over 98% and with more than 93% of participants correctly writing something they learned from it. Based on the results, we discuss the educational implications and propose new research possibilities in the area.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão