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Navegando por Autor "GARCIA, Elisete Enir Bernardi"

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    As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização
    (2021) DOTTA, Carla Luz Salaibb; GARCIA, Elisete Enir Bernardi
    O presente texto trata da trajetória de vida do educador Paulo Freire, apresentando sua história não somente como homem social, como é conhecido, mas como ser humano e educador, baseado em uma revisão bibliográfica feita em torno da história de sua vida, fundamentada nos estudos de Sergio Haddad (2019), Moacir Gadotti (2004) e nas obras do próprio Freire. Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que investiga acerca dos estudantes de um curso superior que passaram em suas trajetórias escolares pela Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para que esse estudo fosse realizado, foi fundamental o embasamento teórico dos conceitos de Paulo Freire, o que nos despertou interesse não somente em compreendermos os conceitos em si, mas também conhecermos sua história, chegar mais perto da vida desse educador popular que se dedicou aos excluídos, oprimidos e analfabetos.
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    Intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire
    (2021) BALDO, Ana Maria; GARCIA, Elisete Enir Bernardi
    Este artigo, de natureza bibliográfica, tem por objetivo analisar os conceitos de intransitividade, transitividade ingênua e transitividade crítica da consciência em Paulo Freire, utilizando para isso as obras Educação e atualidade brasileira e Educação como prática da Liberdade. Freire nos mostra os níveis de consciência existentes e os descreve enfatizando a importância da educação crítica e problematizadora no processo de transição de um nível ingênuo para um nível crítico. Podemos afirmar que há uma relação direta entre a educação, a transição para o nível de consciência crítica e a transformação humana e da sociedade.
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    Sim, eu posso: a caminhada do mst rumo à erradicação do analfabetismo em áreas da reforma agrária
    (2021) BALDO, Ana Maria; GARCIA, Elisete Enir Bernardi
    O presente artigo aborda temáticas de grande relevância na busca pela erradicação do analfabetismo no Brasil e apresenta uma análise da implementação do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos “Sim, eu posso”, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra –MST, na região Nordeste do Brasil. Para tal, buscamos situar a realidade do analfabetismo no Brasil e compreender o funcionamento do método cubano Yo, sí puedoque inspirou o Projeto do MST. Com mais de 2 mil escolas públicas criadas e mais de 200 mil pessoas alfabetizadas, o MST demonstra a viabilidade de superação das desigualdades no acesso à educação no Brasil e afirma as possibilidades de utilização de um Projeto que se mostrou extremamente eficaz no processo de alfabetização de adultos.

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ISSN 1518-6385

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