Navegando por Autor "GARCIA, Berenice Rocha Zabbot"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-se(2021) PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; CUNHA, Luiza Corrêa; STAMM, Eliana; GARCIA, Berenice Rocha ZabbotEste artigo é resultado de uma pesquisa científica e tem como objetivo analisar as narrativas infantis, pautadas em uma oficina de contação de história, a fim de entendê-la não somente como recurso pedagógico, mas também como fruidora de processos criativos, imagéticos e autorais. A pesquisa aconteceu em um colégio, vinculado a uma universidade comunitária, com 12 crianças da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), durante um semestre, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Os processos/resultados apontaram que a contação de história fortaleceu vínculos afetivos, a escuta e o sentido de autoria, evidenciando a experiência estética como mobilizadora nos processos cognitivos e sensíveis.
- ItemPráticas e eventos de leitura como promotores do letramento pela literatura(2024) GERENT, Marilene de Fátima Pereira; GARCIA, Berenice Rocha ZabbotEste artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo foi identificar quais práticas de letramento literário marcaram significativamente a memória de acadêmicos dos primeiros semestres do curso de Letras, Sendo de cunho qualitativo, a concepção metodológica desta pesquisa está respaldada principalmente em Bogdan e Biklen (1997), tomando como referencial a análise de conteúdo conforme Bardin (2011), Sobre letramento, buscamos embasamento nas obras de Soares (1998, 1999, 2005, 2020), Kleimann (2006), Paulino e Cosson (2009) e Zappone (2008), que corroboram as reflexões acerca de letramento literário, A coleta dos dados foi feita por meio de questionário com 14 perguntas fechadas e abertas, As respostas dos acadêmicos indicaram a presença da família como primeira promotora do letramento literário, No Ensino Fundamental, destacaram-se atividades envolvendo a literatura na escola, a rotina de visita à biblioteca e a produção textual a partir de textos literários,